Mais de 200 iniciativas nas comemorações dos 25 anos de Património Cultural de Sintra

Foi no Palácio Nacional de Queluz que se assinalou, esta sexta-feira de manhã, o início das comemorações e a apresentação do programa cultural de Sintra para os 25 anos da elevação a Património Mundial para todo o ano de 2020.

Música, teatro, dança, exposições, cinema, recriações históricas, festas e feiras, conferências e cinema, são algumas das propostas que têm lugar de destaque em Sintra durante 2020.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, frisou que um dos objetivos principais da autarquia é a descentralização cultural, “levando a cultura aos lugares onde as pessoas vivem, onde as pessoas estão”. O programa destas celebrações está repleto de eventos culturais onde se destacou mais de 100 momentos musicais, mais de 70 peças de teatro, 20 dias de criações históricas, 12 eventos de festas e feiras populares, mais de uma dezena de conferências e oito novas exposições.

A autarquia prevê que cerca de 3 milhões de pessoas participem nas mais de 200 iniciativas e eventos das comemorações.

O programa tem por objetivo apresentar a diversidade das manifestações culturais do concelho, onde vivem mais de 400 mil pessoas e, simultaneamente, reafirmar a riqueza do património deste lugar e a sua inquestionável marca na história local, nacional e mundial.

Sintra foi classificada Património Mundial, na categoria “Paisagem Cultural”, a 6 de dezembro de 1995, durante a 19.ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO, realizada em Berlim.

Foi o primeiro local inscrito pela UNESCO como Paisagem Cultural, sendo o valor universal deste lugar e paisagem reconhecido, desde então, como uma abordagem pioneira ao paisagismo romântico, cujos elementos-chave são os parques e monumentos que desenham, por si só, uma linha histórica no tempo.

Estas comemorações são promovidas pela Câmara Municipal de Sintra, Parques de Sintra Monte da Lua e Fundação Cultursintra.

O programa das comemorações pode ser consultado na página do facebook: Sintra 25 anos de Património Mundial.