Magia do Natal chega ao Palácio Nacional de Queluz com “Oficina do Natal”
De 14 a 23 de dezembro, é a vez das fachadas exteriores do Palácio Nacional de Queluz ganharem vida e receberem o espetáculo de video mapping “Oficina do Natal”, que conta a história de Nicolau, um artesão que se dedica a recuperar e restaurar brinquedos esquecidos ou avariados, com entrada livre.
“Oficina do Natal” gira em torno do homem que antes de ser Pai Natal era apenas Nicolau, um artesão de brinquedos. Nicolau recupera e restaura brinquedos esquecidos, descartados e avariados. E é no Palácio Nacional de Queluz, transformado numa enorme loja de brinquedos, que tudo acontece. Aqui, todos os brinquedos antigos ganham uma segunda vida e chegam às mãos das crianças.
Um dia, Nicolau atravessa um túnel escondido numa árvore e encontra um palácio em ruínas e o respetivo guardião: um brinquedo robô que parece estar inconsciente. Com o seu talento, o artesão – que se transformará na lendária personagem do Pai Natal – dá uma nova vida ao robô, que inicia a recuperação daquele que é, afinal, o Palácio Nacional de Queluz.
Além de ser uma metáfora para o trabalho de conservação e recuperação executado pela Parques de Sintra no monumento nos últimos anos, o espetáculo visa ainda transmitir uma mensagem de consumo mais responsável nesta época do ano.
O video mapping tem a duração de 15 minutos e acontece de meia em meia hora, entre as 18h00 e as 22h30, com entrada livre.