Jill Lawson em homenagem a Olga Prats no Festival de Sintra

O Festival de Sintra traz a palco dois concertos da pianista Jill Lawson, numa homenagem a Olga Prats, nos dias 28 e 29 de setembro, pelas 21h00, com entrada gratuita.

“Quinteto Jill Lawson…Lembrando Olga Prats” é o mote para os dois espetáculos integrados na programação do 56.º Festival de Sintra e que acontecem na Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense e Sociedade Filarmónica União Assaforense, dias 28 e 29 de setembro.

Olga Prats deixou-nos em 2021, mas continua presente na memória do Festival de Sintra onde foi presença frequente. Com uma longa carreira, Olga Prats foi a primeira pianista a tocar e a gravar a música do argentino Astor Piazzolla, em Portugal, ou a divulgar o fado ao piano de Alexandre Rey Colaço a Eduardo Burnay.

O programa deste concerto evoca esse seu lado inovador através de uma recriação do Quinteto Novo Tango de Piazzolla, liderado por Jill Lawson, com a presença de Martín Sued, bandoneon, Vanessa Lima, contrabaixo, Manuel Ferrer, violino, e João Carreiro, guitarra elétrica.

Pianista de nacionalidade luso-americana, Jill Lawson nasceu no México em 1974 e cresceu na Bélgica, residindo atualmente em Portugal. Entre os numerosos prémios e distinções que obteve em competições nacionais e internacionais, destacam-se o 2º prémio no concurso internacional de piano “Vianna da Motta”, finalista da “Classical Fellowship Awards” da American Pianists Association e o 4.º prémio no “Concurso Internacional Schubert” em Dortmund.

Como solista, deu recitais e tocou com inúmeras orquestras de renome na Europa, América e Ásia, mantendo simultaneamente uma atividade no domínio da música de câmara. Juntamente com seu irmão Eliot, violinista, forma o Duo Lawson e toca com regularidade com o violonista Carlos Damas e faz parte do Quarteto de Piano de Moscovo. Trabalha ainda com diversos cantores.
É docente na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, e coordenadora da classe de Piano na Escola de Música do Colégio Moderno em Lisboa.

O Festival de Sintra é um evento da Câmara Municipal de Sintra e direção artística de Gabriela Canavilhas, este ano sob o tema “Música, a musa do Rei Artista” em celebração e homenagem a D. Fernando II e à sua devoção pelas artes.

De 23 de setembro a 9 de outubro, o público poderá assistir a grandes momentos de música e contrapontos um pouco por todo o Concelho de Sintra entre salas de espetáculo, palácios e igrejas.

A entrada para este espetáculo é gratuita, mas limitada à lotação disponível, num máximo de 2 bilhetes por pessoa. A reserva é realizada exclusivamente online mediante envio de e-mail (o bilhete eletrónico será enviado para o mesmo e-mail).

Saiba mais em www.festivaldesintra.pt