“Integração, um caminho para a Paz” em debate no MU.SA
O MU.SA – Museu das Artes de Sintra vai receber mais uma Conferência de Sintra sob o tema “Integração, um caminho para a Paz”, com entrada livre, no dia 27 de setembro, às 17h30.
No debate participam Teresa Tito de Morais, do Conselho Português para os Refugiados, Ana Couto, da Câmara Municipal de Sintra e Mamaduh Bah, da Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês.
Existe hoje no mundo um contingente de cerca de 160 milhões de refugiados, pessoas forçadas a fugir por recearem pela sua vida e liberdade, e que na maioria dos casos, abandonaram tudo – casa, bens, família e país – rumo a um futuro incerto, vindos da Síria, Líbia, Eritreia, Sudão, Afeganistão ou Iraque, países mergulhados em conflitos étnicos, religiosos, palco de senhores da guerra e do cinismo geopolítico das grandes potências.
Cada vez em maior número, vistos numa óptica securitária e com receio, agravada pela crise económica, os refugiados e os imigrantes são em larga escala pessoas indefesas ante a violação cabal dos seus direitos humanos, que no terreno esbarram com a rejeição e o desdém do Outro, vizinho ou conterrâneo, por vezes com uma mera fronteira física ou um lago a separá-los, e para quem apenas subsistiu a esperança, a raiar o desespero.
É urgente um Pacto de Humanidade visando a superação deste estado de insegurança coletiva em que o mundo vive, em colapso ético e moral, e que destaque a urgência do respeito pelo ser humano na sua diversidade bem como as diferentes culturas e crenças religiosas e políticas.
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Avenida Heliodoro Salgado
2710-575 Sintra
TM: 96 523 36 92