Iniciativas culturais locais de Sintra foram apoiadas em mais de 280 mil euros

A Câmara Municipal de Sintra reafirma o seu compromisso com a cultura e o fortalecimento das tradições locais, tendo concedido, durante o ano de 2024, um apoio logístico significativo para a dinamização de diversas iniciativas culturais no concelho. 

Este investimento, de aproximadamente 287 mil euros, reflete a dedicação da autarquia em promover a coesão social e o desenvolvimento comunitário através da cultura.

Basílio Horta, presidente da autarquia, destaca que "o nosso compromisso com a cultura e o fortalecimento das tradições locais é um pilar essencial da nossa gestão”. O autarca salienta ainda que “este investimento reflete a nossa crença na importância da cultura como motor de coesão social e desenvolvimento comunitário”.

As solicitações de apoio logístico chegaram à autarquia por meio de diversas entidades concelhias, promotoras de iniciativas culturais que enriquecem a oferta cultural da região e preservam tradições e identidades locais, em que se incluem: Juntas de Freguesia; Comissões de Festas; Associações Culturais; Paróquias; entre outras.

Os pedidos geraram processos para a viabilização de apoio logístico e representaram um investimento municipal superior a 174 mil euros. 

Além dos pedidos de apoio logístico, houve também solicitações para a cedência de grupos culturais, como bandas, orquestras, grupos de música, dança e cantares, para participação na programação dos seus eventos. A Câmara Municipal de Sintra atende a essas solicitações através do PAMACS - Programa de Apoio ao Movimento Associativo Cultural do Concelho de Sintra, que apoia a realização de espetáculos pelas associações em parceria com a autarquia. Neste contexto, foram efetuados 76 pedidos, totalizando um investimento de mais de 113 mil euros.

A Câmara Municipal de Sintra continuará a apoiar e incentivar iniciativas culturais que contribuam para o desenvolvimento e enriquecimento cultural do concelho.

Image
Image