Homenagem a Leal da Câmara no 75. ° aniversário da sua morte

A Câmara Municipal de Sintra organiza uma homenagem à memória do Mestre Leal da Câmara, na passagem do 75. ° aniversário sobre a sua morte, que se assinala no dia 21 de julho.

O Mestre Tomás Júlio Leal da Câmara (1876-1948) foi um famoso pintor e caricaturista português de reconhecimento internacional que escolheu a Rinchoa, em Sintra para viver.

O programa comemorativo da efeméride envolve a dinamização de diversas iniciativas na Casa-Museu de Leal da Câmara, a deposição de uma coroa de flores junto ao busto e à campa do Mestre Leal da Câmara e termina com o Concerto de Homenagem – “75 Anos da Morte do Mestre Leal da Câmara”, pelo Quarteto de Cordas de Sintra -  Solistas do Sintra Estúdio de Ópera.

21 de julho
10h00 | Visita guiada à Casa-Museu de Leal da Câmara e à Exposição Temporária “Leal da Câmara Professor: Trabalhos de Alunas (Trajes)
10h30 | Deposição de coroa de flores junto ao Busto de Leal da Câmara, da autoria de Pedro Anjos Teixeira, na Rinchoa
11h30 | Deposição de uma coroa de flores na campa de Leal da Câmara, da autoria do próprio artista, no Cemitério de Belas
14h00 | Realização, na Casa-Museu Leal da Câmara, da atividade educativa “Jogos Tradicionais”, com o grupo de ATL
15h00 | Visita guiada ao Núcleo dos Saloios

22 de julho
16h00 | Concerto de Homenagem – “75 Anos da Morte do Mestre Leal da Câmara”, na Casa-Museu Leal da Câmara, pelo Quarteto de Cordas de Sintra - Solistas do Sintra Estúdio de Ópera
O programa do concerto inicia-se com a obra C'est Toi, de Alfredo Keil, compositor intimamente ligado a Sintra, seguindo-se Quarteto de Cordas n.º 1 de Saint-Säens, escrito precisamente na mesma década em que Leal da Câmara residiu em França, e para finalizar o espetáculo foi escolhida a obra Cenas nas Montanhas, de Viana da Mota, compositor que também residiu em Sintra.

Estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com a Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

Saiba mais sobre a Casa-Museu Leal da Câmara AQUI.