
Festival É SÓ PALHETA celebra Teatro Dom Roberto em Sintra
De 12 a 14 de setembro, Sintra e Lisboa recebem o Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto “É SÓ PALHETA”, uma celebração única da arte popular portuguesa, com entrada livre para todos os públicos.
A programação arranca no dia 12 de setembro, no Museu da Marioneta, em Lisboa, e prossegue nos dias 13 e 14, na Casa da Marioneta e no Jardim da Anta, em Agualva, transformando estes espaços em palcos vivos de tradição e criatividade.
O encontro contará com a participação de 12 roberteiros e de um marionetista convidado vindo de Inglaterra, que prometem animar as tardes e noites com espetáculos vibrantes e cheios de humor, envolvendo toda a comunidade.
Em nome da inclusão, todos os espetáculos terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa, garantindo que esta tradição seja acessível a todos.
A iniciativa visa preservar, valorizar e divulgar esta forma de teatro tradicional, reconhecida como parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial desde 2021. O Teatro Dom Roberto é um repertório tradicional português de teatro de marionetas, com origem no séc. XVII e a palheta é o “truque” que permite ao Dom Roberto “falar”.
Foi introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana, adaptando-se à realidade cultural portuguesa e seguindo a tradição europeia dos heróis populares com a personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte.
Organizado pela Valdevinos Teatro de Marionetas, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, este é o único festival dedicado exclusivamente ao Teatro Dom Roberto em Portugal.
Para mais informações, consulte o programa, AQUI.