Festival de Sintra e AgroAruil em destaque este fim de semana

Para este fim de semana, a Câmara Municipal de Sintra preparou um conjunto diverso de iniciativas que incluem concertos do Festival de Sintra, novas exposições e a Feira agrícola AgroAruil.

A programação começa na sexta-feira com a aguardada feira agrícola da região saloia de Sintra, a AgroAruil, que acontece até domingo no "Campo da Bola" de Aruil.

Este evento destaca o melhor da agricultura local, proporcionando uma partilha de conhecimentos profissionais e culturais, mas também oferecer oportunidades de networking num ambiente acolhedor, aberto também para as famílias.

Pelas 18h00, será inaugurada no MU.SA – Museu das Artes de Sintra a nova exposição “Norte Júnior – Exposição Evocativa da Obra Arquitetónica”, com curadoria do arquiteto José Manuel Fernandes e com entrada gratuita.

Posteriormente, é a vez da música se fazer sentir em Sintra com o regresso da Ópera ao Festival de Sintra para o concerto “Na Colónia Penal”, pelas 19h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Mais tarde, pelas 21h00, este mesmo equipamento cultural recebe a mesa-redonda “Cem anos depois de Kafka: vivemos em distopia?”, com entrada gratuita. Trata-se de uma conversa a quatro vozes com a participação de Irene Flunser Pimentel, Joana Bértholo, Martim Sousa Tavares e Rui Tavares, com moderação de Paulo Farinha.

No sábado, a música do Festival de Sintra continua com dois concertos gratuitos a não perder, no Centro Cultural Olga Cadaval e no Terreiro Rainha D. Amélia.

O espetáculo para famílias “A Noite de Natal”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, tem lugar pelas 11h30, no Centro Cultural Olga Cadaval. Um conto em música para assistir em família, que aborda os valores universais da amizade, da lealdade e da bondade.

Já, pelas 21h00, o Terreiro Rainha D. Amélia, em frente ao Palácio Nacional de Sintra, recebe o concerto "A grande música no centro da vila", com Luka Faulisi no violino e a Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II, comandada pelo maestro Cesário Costa, num programa dedicado a Joly Braga Santos.

No domingo, às 11h00, o Festival de Sintra traz o pianista András Schiff para uma "Carta branca ao mestre" ao Centro Cultural Olga Cadaval. O encerramento do Festival de Sintra acontece no domingo, às 18h00, com "Em festa ao som da harpa", que conta com Xavier de Maistre e a Jovem Orquestra Portuguesa, num concerto gratuito.

Aproveite o bom tempo para rumar até à Praia das Maçãs no Eléctrico de Sintra ou para conhecer as diversas exposições patentes pelo concelho.

Inserida nas celebrações dos 50 anos de liberdade, a Casa da Cultura Lívio de Morais tem patente a mostra “A Municipalidade Sintrense e a Liberdade 1974-1976”, para ver até 30 de junho. Já na Avenida Heliodoro Salgado, em Sintra, poderá encontrar a exposição de fotografia “O primeiro 1º de maio com gosto a liberdade” de Carlos Granja, até 31 de agosto.

Pode também descobrir a exposição de brinquedos “Memórias de Infância” na Casa da Cultura Lívio de Morais, patente até 31 de julho. Esta exibição, fruto de uma colaboração com o Museu do Brinquedo de Seia, apresenta brinquedos do seu acervo, da qual constam exemplares que permitem aos mais novos a descoberta de diferenças sobre o brincar de hoje e de ontem, e aos maiores de idade, desfiar memórias das suas brincadeiras.