Falta uma semana para o arranque do Festival de Sintra

O 57.º Festival de Sintra está de regresso e arranca já no dia 15 de junho com um programa surpreendente, desenhado para proporcionar uma experiência única e de plena comunhão entre a arte e a paisagem de Sintra.

Música, Cinema, Caminhadas e Dança conviverão entre si e com lugares icónicos da história sintrense como o Palácio de Seteais, a Quinta da Regaleira, o Palácio de Sintra ou o Palácio Nacional de Queluz e a natureza majestosa da Serra de Sintra, entre muitos outros.

O concerto inaugural traz ao Palácio de Queluz, pelas 19h00, os Ensemble Bonne Corde, que apresentam “O Funchal em Londres - Concerti Grossi", concerto que irá marcar também o lançamento do seu CD.

Outro dos momentos altos do Festival, e neste momento já esgotado, será o "Duelo de Pianistas", protagonizado por Raúl da Costa e Vasco Dantas, que se realiza no dia 20 de junho, no Salão Nobre do Palácio de Seteais.

Um dos muitos formatos inovadores na programação desta 57ª edição são as Caminhadas-Concerto, nas quais o público tem a oportunidade de assistir a performances inéditas, no fim de um trilho percorrido a pé quer pelo público, quer pelos artistas. Uma destas caminhadas acontece no dia mais longo do ano, 21 de junho, com saída marcada para as 5h00 na Peninha e final em Adre Nunes, onde será vislumbrado o nascer do sol ao som de João Barradas.

João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música Clássica, o Jazz e a música improvisada.
O Centro Cultural Olga Cadaval terá também um papel central no Festival e receberá, entre muitos outros eventos, os filmes concerto de Buster Keaton e Charlie Chaplin, acompanhados ao piano por Catherine Morisseau, que vai ilustrar o silêncio de dois clássicos do cinema mudo. No dia no dia 18 de junho, pelas 15h00.

Esta programação inclusiva não esquece também os mais novos, que terão formatos apropriados como o concerto "As Árvores não têm pernas para andar", da Pianista Joana Gama, no dia 18, e a Ópera Infantil "O Anel do Unicórnio", no dia 23, ambos às 11h30.

O Festival de Sintra, este ano sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e tem lugar de 15 a 25 de junho com concertos em lugares únicos e uma programação variada que oferece sessões de cinema, dança, espetáculos para famílias e infância, palestras, workshops e outros formatos.

Consulte o programa completo do Festival de Sintra.