Exposições para visitar em fevereiro nos Museus Municipais de Sintra

Os Museus da Câmara Municipal de Sintra oferecem um programa de atividades gratuitas para usufruir ao longo do mês de fevereiro.

Exposições e ateliês para participar em família são algumas das atividades sugeridas para desfrutar em fevereiro nos museus municipais.

Durante o mês de fevereiro destaca-se a exposição de Rui Ochoa “74-99” no MU.SA – Museu das Artes de Sintra e a oficina educativa “Ao Sol e ao Oceano – As divindades e os seus mitos”, no MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas.

A Câmara de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano.

A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

Contactos:

CMLC - Casa-Museu de Leal da Câmara | 219 238 841

MAT - Museu Anjos Teixeira | 219 238 827

MFC - Museu Ferreira de Castro | 219 238 828

MHNS - Museu de História Natural de Sintra | 219 238 563

MU.SA - Museu das Artes de Sintra | 219 236 106

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas | 219 238 608

CMLC - Casa-Museu Leal da Câmara

Até 5 de maio | Exposição "Leal da Câmara e L’ Assiette au Beurre (1901-1911)"

Explorando a sua colaboração nesta tão importante revista francesa de caricatura dos princípios do séc. XX, a qual estará patente ao público até ao dia 5 de maio. Recorde-se que o Mestre Leal da Câmara publicou assiduamente neste periódico de caricatura, sendo considerado mesmo como um dos seus principais colaboradores – autêntico repórter de todos os acontecimentos que se sucediam em França e bem assim por toda a Europa de então –, pelo que se considera de todo oportuno explorar a sua faceta de genial caricaturista internacional nesta tão peculiar anuidade do 75.º Aniversário do seu desaparecimento.

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Até 25 de fevereiro | Exposição "In Limbo" de Carmen Serejo

"In Limbo" é uma série fotográfica ficcionada sobre uma das mais terríveis emergências humanitárias - o drama dos refugiados em todo o mundo. Com base em histórias do terreno, a autora faz de cada uma das imagens uma entrevista fotográfica com o público, propõe uma reflexão sobre cada momento da vida destas crianças, mulheres e homens que, ao serem forçados a fugir do seu país, experienciam a condição de dúvida, indecisão, incerteza.

Até 25 de fevereiro | Exposição "Caylus" de Luís Almeida

"Cayluspretende criar uma experiência de desenho imersiva abrangendo as paredes do espaço expositivo como murais. Reapropriando os desenhos feitos durante a residência artística Draw International em Caylus, onde as suas experiências foram tomando forma plástica, dimensão e expressão artística.

Até 3 de março | Exposição “Herbarium Jardins Criativos”

Esta exposição resulta de um projeto de Botânica e Arte na área de Reabilitação Psicossocial em Psiquiatria e Saúde Mental, desenvolvido por duas Casas de Saúde do Instituto S. João de Deus (ISJD), a do Telhal (Sintra) e a de Areias de Vilar (Barcelos), em parceria com o Museu S. João de Deus – Psiquiatria e História. Este projeto envolveu 40 Utentes em formação de jardinagem e participantes dos Ateliers de Arte destas duas Casas de Saúde.

Até 17 de março | Exposição de Rui Ochoa “74-99”

A presente exposição, que conta com cerca de 70 obras fotográficas, assim como documentação e objetos pessoais, pretende revelar parte do espólio fotográfico de Rui Ochoa fazendo um apanhado dos momentos profissionais mais importantes do século XX. Desde o período da revolução do 25 de Abril, em 1974 até finais da década de 90, constitui-se como um relato visual dos principais acontecimentos históricos do país que permite não só relançá-los na atualidade, mas também dar a conhecer às novas gerações a história social e política de maior relevo e pilares do Portugal atual. Conta, ainda, com a chancela da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril.

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

24 de fevereiro, 15h00 às 17h00 | Famílias no Museu  - Oficina educativa “Ao Sol e ao Oceano – As divindades e os seus mitos”

Através de uma visita à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano”, onde se encontram os principais achados do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia – entre eles os altares consagrados ao Sol, à Lua e ao Oceano –, descobrir-se-á um lugar sagrado que remonta ao apogeu do Império. No final decorar-se-á um “ketos”, um ser marinho fantástico, com cabeça de cão e focinho comprido, de corpo serpentiforme e larga cauda de peixe, fiel companheiro do deus Oceano.

Destinatários: crianças dos 10 aos 14 anos. Acesso: 4 €, mediante marcação.

Conheça os Museus de Sintra AQUI.