Exposição para conhecer os relógios de sol de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresenta, no MASMO – Museu Arqueológico São Miguel de Odrinhas, a exposição de fotografia “TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra” que estará em exibição de 20 de março a 21 de setembro.

A exposição de Emília Pires, fotógrafa de Sintra, é composta por 49 fotografias sobre a temática dos relógios de sol e pretende ser um primeiro inventário dos relógios de sol existentes em Sintra e aprofundar o seu estudo cientifico, histórico e artístico.

Em Sintra encontram-se diversos relógios de sol inseridos em edifícios religiosos e públicos, em palácios, palacetes ou nas casas típicas saloias da zona rural. Estes relógios são pedras carregadas de história e simbologia, que conjugam a técnica da cantaria com dois ramos fundamentais do saber: a astronomia e a matemática.

A exposição assume a expressão latina inscrita no relógio de sol localizado no Colégio Vasco da Gama, na freguesia de Queluz e Belas, “TEMPUS FUGIT” (“o tempo foge”).

Saiba mais sobre o MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, AQUI.