Exposição “A Coleção J. Eduardo Lima Cascada” patente no MU.SA

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra vai inaugurar no próximo sábado, dia 19 de janeiro, pelas 16h00, a exposição “A Coleção J. Eduardo Lima Cascada” patente até 17 de fevereiro.

“A Coleção J. Eduardo Lima Cascada”, constituída ao longo de vários anos, é uma coleção de arte composta por pinturas, desenhos, gravuras e esculturas de autores e estilos artísticos diversos doada ao município de Sintra em 2018.

Sem parâmetros cronológicos rígidos, a Coleção foi orientada por critérios de escolha baseados na satisfação e prazer que cada obra proporcionou ao seu colecionador, não tendo por finalidade formar uma coleção exaustiva de nomes consagrados, nem um percurso historiográfico, mas reunir um conjunto de obras original e plasticamente dialogante numa perspetiva diversificada e continuada da contemporaneidade plástica.

Esta Coleção é também uma opção cultural e graciosa do colecionador, uma homenagem a Sintra, uma vontade de partilhar e garantir o acesso de todos os cidadãos à cultura e à arte.

É significativa a presença de artistas portugueses consagrados como Cruzeiro Seixas, Paula Rego, Graça Pereira Coutinho, Humberto Marçal e de outros que surgiram posteriormente como Isabelle Faria, Eva Armisen, Fátima Mendonça, Caseirão, Pedro Castanheira, Nuno San-Payo entre outros.

A “Coleção J. Eduardo Lima Cascada” brevemente acolherá novas obras, novas abordagens, novas perspetivas, já que a verdadeira natureza de todas as coleções está no permanente estado de reinvenção.

As coleções são um organismo vivo, não só pelo ritmo das suas aquisições, em que se confirma uma ideia de arte, como também pelas suas apresentações públicas.

 

Morada:

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Avenida Heliodoro Salgado, Estefânia

2710-575 Sintra

 

Tel: 21 923 61 06

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Horário de funcionamento:

Terça-feira a sexta-feira: 10h00 às 18h00

Sábados e domingos: 12h00 às 18h00

Encerra à segunda-feira e feriados.