Encontro de Alternativas em destaque este fim de semana em Sintra

A Câmara municipal de Sintra organizou mais um fim de semana com diversas atividades pensadas para todos os públicos, com destaque para a 20.ª edição do Encontro de Alternativas de Sintra.

De 23 a 25 de maio, a Quinta da Ribafria transforma-se no palco da 20.ª edição do Encontro de Alternativas em Sintra, com entrada livre. Este ano o amor será o mote para esta edição especial, que contará com uma programação ainda mais abrangente e diversificada, que incluirá práticas e experiências de diferentes partes do país e do mundo, promovendo de forma gratuita a troca de ideias e soluções alternativas.

Nos dias 23 e 24 de maio, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe a comédia musical “Baião D’ Oxigénio”.  João Baião volta aos palcos com este espetáculo que traz muita música, humor e uma energia contagiante em que o público é convidado a espreitar os bastidores da criação artística, num divertido e inesperado processo de casting para encontrar os novos bailarinos para o próximo grande projeto do artista.

Dirigido aos mais novos, neste fim de semana o jardim da Biblioteca Municipal de Sintra transforma-se em palco para o espetáculo de teatro “Pinóquio - Cyber estórias para um velho boneco”. Esta será uma viagem única e surpreendente, onde o clássico de Carlo Collodi ganha uma nova e eletrizante versão.

No sábado, pelas 16h00, a Casa da Cultura Lívio de Morais promove uma nova sessão de Matinés Musicais, desta vez com a Banda Filarmónica de São Bento de Massamá – FilarmoniArtes.

Já a Praia Grande, em Sintra, acolhe a última etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa, nos dias 24 e 25 de maio. O evento vai reunir alguns dos melhores jovens surfistas nacionais, nas categorias Sub-14 masculino, Sub-18 masculino, Sub-16 feminino e Sub-18 feminino.

Na sua visita a Sintra, aproveite para conhecer as exposições patentes nos Museus Municipais, todos com entrada gratuita.

“De.pure.Arte”, “Poderia vê-lo a trabalhar o dia todo” e “Partida”, são as três novas exposições que o MU-SA – Museu das Artes de Sintra tem patente.

Organizada pelo Instituto S. João de Deus –Telhal, “De.pure.Arte” é a mostra que visa apresentar a diversidade do trabalho criativo desenvolvido no âmbito da arte e saúde mental, e que estará em exibição até 25 de maio.

Poderia vê-lo a trabalhar o dia todo”, de Rui Miguel Leitão Ferreira, estará disponível até 20 de julho, e tem como premissa o encontro de um jovem pintor a estudar em Londres que trabalha como modelo para outros pintores.

Já a exposição “Partida” é a primeira fase do ciclo “Joga o Jogo”, promovida pela Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, e estará patente até 31 de agosto. Através das salas do MU.SA, as obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos são apresentadas de forma a criar afinidades e diálogos visuais, organizando-se em torno de conceitos como Jogo de PalavrasVirar o JogoJogo de SombrasJogo MentalJogo de CinturaFora de JogoJogo Limpo/SujoJogo de Sorte/Azar e Jogo de Poder.

No MHNS - Museu de História Natural de Sintra fique a conhecer a Coleção de Minerais, uma exposição composta por 12 vitrines com minerais que representam as diferentes classes (elementos nativos, sulfuretos e sulfossais, óxidos e hidróxidos, halogenetos, carbonatos, fosfatos, sulfatos, tungstatos e silicatos).

O MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas tem em exibição a exposição “Dez histórias de liberdade – De escravo a liberto em época romana”, até 31 de maio. Esta mostra surge interligada com a própria exposição permanente, dando a conhecer “histórias” de escravos e libertos romanos que viveram no nosso território, à época – há quase 2000 anos – nos campos agrícolas da cidade romana de Olisipo.

Retrospetiva” é a mostra comemorativa patente na Casa da Cultura Lívio de Morais, que assina o 10.º aniversário da atribuição do nome deste espaço cultural. Esta mostra de pintura, escultura e fotografia, celebra também o 80.º aniversário de Lívio de Morais, refletindo os aspetos mais importantes do seu percurso artístico.

Na Avenida Heliodoro Salgado poderá encontrar a exposição “O Humor é Fixe! - As Caricaturas de uma Vida”, que integra o programa das comemorações do centenário do nascimento de Mário Soares.

Já a Galeria Municipal - Casa Mantero tem presente a exposição “Agarro o sol com as minhas mãos – edição 2”, até 31 de maio.

Image
Image