Em março visite novas exposições nos Museus Municipais de Sintra

Os Museus da Câmara Municipal de Sintra oferecem, ao longo do mês de março, um programa diversificado e com muitas atividades gratuita em que pode participar e desfrutar com toda a família.

Durante o mês de março, altura em que se celebra a Páscoa o destaque vai para a oficina educativa Ludi Cereales – Vem decorar ovos para Ceres! no MASMO – Museu Arqueológico São Miguel de Odrinhas. É também neste museu que poderá conhecer a exposição fotográfica sobre relógios de sol existentes em Sintra.

A Câmara de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano.  A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.

Conheça os Museus de Sintra AQUI.

CMLC - Casa-Museu Leal da Câmara

Até 5.MAI | Exposição "Leal da Câmara e L’ Assiette au Beurre (1901-1911)"

Leal da Câmara e L’ Assiette au Beurre (1901-1911), explora a colaboração do Mestre nesta tão importante revista francesa dos princípios do séc. XX. Recorde-se que Mestre Leal da Câmara publicou assiduamente neste periódico de caricatura, sendo considerado mesmo um dos seus principais colaboradores – autêntico repórter de todos os acontecimentos que se sucediam em França, bem como por toda a Europa de então.

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Até 17.MAR | Exposição de fotografia de Rui Ochoa “74-99”

A presente exposição, que conta com cerca de 70 obras fotográficas, assim como documentação e objetos pessoais, pretende revelar parte do espólio fotográfico de Rui Ochoa fazendo um apanhado dos seus momentos profissionais mais importantes do século XX. Desde o período da revolução do 25 de Abril, em 1974 até finais da década de 90, constitui-se como um relato visual dos principais acontecimentos históricos do país que permite não só relançá-los na atualidade, mas também dar a conhecer às novas gerações a história social e política de maior relevo e pilares do Portugal atual.

Destinatários: Público em geral

Até 31.MAR | Exposição “Mulheres e Territórios da Resistência” – 13ª Edição Festival Periferias

Expondo as imagens e as palavras de mulheres que tiveram e têm um papel fundamental nas resistências, nas lutas pelas liberdades e pelos direitos humanos, bem como nas transformações das sociedades ao longo da história. Relembra, também, algumas mulheres de abril, (as que foram símbolos de resistência e as mulheres anónimas que lutaram contra o fascismo); e mulheres espalhadas pelo mundo, que, nos dias de hoje, lutam contra regimes opressores.

Destinatários: Público em geral

Até 14.ABR | Exposição de desenho do Espaço Capaz da Santa Casa da Misericórdia de Sintra

A exposição reúne uma mostra de obras realizados pelo mestre Conde, que são fruto da sua aprendizagem autodidata ao longo de vários anos. Estas obras servem de inspiração para os seus alunos, que desenvolvem trabalhos com diferentes técnicas (carvão, lápis de cor, acrílico, aguarela…), que também vão constar na exposição.

Destinatários: Público em Geral

MASMO - Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

9.MAR, 15h00 | Visita guiada à exposição - Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!

As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara Municipal de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje. Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano -, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.

Destinatários: público em geral, mediante marcação.

20.MAR a 21.SET | Exposição fotográfica "TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra"

O fascínio de Emília Pires pela fotografia da natureza e pelo Sol começou quando tinha 10 anos, no deserto de Kalahari, onde então vivia. Foi aí que aprendeu com um indígena, Mucubal, a guiar-se pelo Sol. Desde 2015 que fotografa relógios de sol por todo o país, tendo já mapeado 1600 peças que vem apresentando no seu site. A presente exposição assume a expressão latina inscrita num relógio do Concelho de Sintra, como se este pudesse falar: TEMPUS FVGIT, ou seja, “o tempo foge”, comummente traduzido por “o tempo voa”, proclamando assim uma divisa filosófica e pedagógica. Através da visualização de 48 fotografias de relógios de sol do concelho de Sintra, ficará a conhecer o trabalho exímio dos canteiros da região saloia, artífices de prestígio que dominaram, e ainda dominam, a arte de trabalhar a pedra.

Destinatários: Público em geral

23.MAR, 15h00 | Famílias no Museu - Oficina Educativa Ludi Cereales – Vem decorar ovos para Ceres!

A proposta é conhecer um pouco da História e das curiosidades de uma das principais festas do ano – a Páscoa. Na Antiga Roma e nesta precisa época do ano, ofereciam-se a Ceres – a principal deusa que tutelava o “renascimento” da Natureza por ocasião do despontar da Primavera – ovos, símbolo de fecundidade, de fertilidade e do próprio mundo, que a deusa tinha de novo enriquecido com a germinação dos cereais. No final desta atividade, compreender-se-á que muitos dos costumes atuais têm a sua origem nos festivais pagãos da Antiguidade Greco-Romana e como esta velha prática passou a fazer parte de uma das mais importantes celebrações do Ano Cristão.

Destinatários: Crianças dos 5 aos 12 anos, com marcação prévia. Inscrições limitadas.