
Dia e Noite Internacional dos Museus em destaque este fim de semana em Sintra
A Câmara Municipal de Sintra preparou um fim de semana com diversas atividades culturais, com destaque para novas exposições e iniciativas que celebram o Dia e Noite Internacional dos Museus.
No dia 17 de maio, os Museus Municipais de Sintra celebram o Dia e Noite Internacional dos Museus com visitas guiadas e temáticas, concertos e outros ateliês, todos com participação gratuita. Consulte o programa AQUI.
No mesmo dia, o Centro Cultural Olga Cadaval acolhe a Festa do Cinema Italiano com a exibição de dois filmes, “Ainda Temos o Amanhã” e “O Lugar do Trabalho”, às 17h00 e 21h00, respetivamente.
“De.pure.Arte”, “Poderia vê-lo a trabalhar o dia todo” e “Partida”, são as três novas exposições que o MU-SA – Museu das Artes de Sintra terá patente e que poderá visitar gratuitamente.
Organizada pelo Instituto S. João de Deus –Telhal, “De.pure.Arte” é a mostra que visa apresentar a diversidade do trabalho criativo desenvolvido no âmbito da arte e saúde mental, e que estará em exibição até 25 de maio.
“Poderia vê-lo a trabalhar o dia todo”, de Rui Miguel Leitão Ferreira, estará disponível de 16 a 20 de julho, e tem como premissa o encontro de um jovem pintor a estudar em Londres que trabalha como modelo para outros pintores.
Já a exposição “Partida” é a primeira fase do ciclo “Joga o Jogo”, promovida pela Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e estará patente de 18 de maio a 31 de agosto. Através das salas do MU.SA, as obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos são apresentadas de forma a criar afinidades e diálogos visuais, organizando-se em torno de conceitos como Jogo de Palavras, Virar o Jogo, Jogo de Sombras, Jogo Mental, Jogo de Cintura, Fora de Jogo, Jogo Limpo/Sujo, Jogo de Sorte/Azar e Jogo de Poder.
No MHNS - Museu de História Natural de Sintra fique a conhecer a Coleção de Minerais, uma exposição composta por 12 vitrines com minerais que representam as diferentes classes (elementos nativos, sulfuretos e sulfossais, óxidos e hidróxidos, halogenetos, carbonatos, fosfatos, sulfatos, tungstatos e silicatos).
O MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas tem em exibição a exposição “Dez histórias de liberdade – De escravo a liberto em época romana”, até 31 de maio. Esta mostra surge interligada com a própria exposição permanente, dando a conhecer “histórias” de escravos e libertos romanos que viveram no nosso território, à época – há quase 2000 anos – nos campos agrícolas da cidade romana de Olisipo.
“Retrospetiva” é a mostra comemorativa patente na Casa da Cultura Lívio de Morais, que assina o 10.º aniversário da atribuição do nome deste espaço cultural. Esta mostra de pintura, escultura e fotografia, celebra também o 80.º aniversário de Lívio de Morais, refletindo os aspetos mais importantes do seu percurso artístico.
Na Avenida Heliodoro Salgado poderá encontrar a exposição “O Humor é Fixe! - As Caricaturas de uma Vida”, que integra o programa das comemorações do centenário do nascimento de Mário Soares. Já a Galeria Municipal - Casa Mantero tem presente a exposição “Agarro o sol com as minhas mãos – edição 2”, até 31 de maio.
Dirigido aos mais novos, neste fim de semana o jardim da Biblioteca Municipal de Sintra transforma-se em palco para o espetáculo de teatro “Pinóquio - Cyber estórias para um velho boneco”. Esta será uma viagem única e surpreendente, onde o clássico de Carlo Collodi ganha uma nova e eletrizante versão.