
MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe primeira exposição do ciclo “Joga o Jogo”
A Câmara Municipal de Sintra apresenta no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, entre 18 de maio e 31 de agosto, a exposição “Partida”, a primeira fase do ciclo “Joga o Jogo”, promovida pela Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
Com curadoria de Hugo Dinis, esta mostra inaugura o ciclo onde se lançam as cartas e se definem as regras do jogo. Através das salas do MU.SA, as obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos são apresentadas de forma a criar afinidades e diálogos visuais, organizando-se em torno de conceitos como Jogo de Palavras, Virar o Jogo, Jogo de Sombras, Jogo Mental, Jogo de Cintura, Fora de Jogo, Jogo Limpo/Sujo, Jogo de Sorte/Azar e Jogo de Poder.
A exposição conta ainda com a participação da artista convidada Pauliana Valente Pimentel e com obras de Pedro Cabrita Reis, integradas na Coleção Municipal de Arte.
As exposições deste ciclo foram pensadas em articulação com as condições arquitetónicas dos espaços expositivos e com os contextos históricos, sociais, políticos e culturais das comunidades envolvidas. O conceito abrangente e inspirador de “jogo” serve de fio condutor e motor criativo ao longo de todo o programa.
A iniciativa tem como objetivo promover a descentralização e o acesso à arte contemporânea, envolvendo artistas, curadores, e espaços culturais de diversos locais de Portugal.
O ciclo é composto por diferentes fases, com cada fase a ser realizada num espaço cultural diferente. Após a apresentação em Sintra, o ciclo “Joga o Jogo” continua com a exposição “Largada…”, no Fórum Arte Braga (setembro a dezembro de 2025), e conclui com “Fugida!”, no Centro de Artes de Águeda (janeiro a abril de 2026).
Saiba mais sobre o MU.SA AQUI.