Dezembro com novas atividades nos Museus Municipais de Sintra
Os museus da Câmara Municipal de Sintra oferecem, ao longo do mês de dezembro, um programa diversificado e com muitas atividades gratuitas em que pode participar e desfrutar com toda a família.
Durante o mês de dezembro, o MUSA - Museu das Artes de Sintra inaugura duas novas exposições, “Keep in____ “, de Leonor Fonseca e a exposição “Invencível Verão”, de Andreia César. Poderá ainda assistir à última sessão da visita dançante com a participação da bailarina Inesa Markava, acompanhada com música ao vivo.
No MASMO - Museu Arqueológico São Miguel de Odrinhas, a exposição “O Claustro do Tempo” integrada nas comemorações do Dia Municipal do Património ou a exposição “Património à vista”, com trabalhos dos Urban Sketchers de Sintra, são boas opções para visitar. Poderá ainda participar no percurso pedestre “No cimo dos Montes”, com inscrição obrigatória.
No mês em que se celebra o Natal, os museus promovem atividades fora de portas que acontecem no Reino do Natal de Sintra. Consulte aqui o programa e participe em atividades para toda a família.
A Câmara de Sintra relembra que todos os visitantes podem aceder gratuitamente aos museus municipais e equipamentos culturais durante todo o ano. A participação nas atividades é gratuita, com exceção das atividades assinaladas, sendo necessária inscrição prévia por telefone.
Conheça os Museus de Sintra e verifique os contactos, AQUI.
PROGRAMA
MU.SA – Museu das Artes de Sintra
Até 08.DEZ | Exposição Sortilégio Timorense, de Abel Júpiter e Sebastião Silva
“Quando se vê as obras de Sebastião Silva e de Abel Júpiter vem à memória, mais do que a pintura, o pensamento simbolista de Paul Gauguin, nomeadamente quando duvida e se questiona se vê uma determinada paisagem ou se antes visualiza o seu sonho.
Assim quando fruímos a pintura destes dois timorenses importa colocar a questão se o que vemos é o Timor verdadeiro, o Timor que eles sonharam, sonham e sonharão, se o Timor que somos nós sonhamos?” (Paulo Morais-Alexandre)
Destinatários: Público em geral
Até 08.DEZ | Exposição “Lembrar Ernesto Neves” - Exposição evocativa dos amigos e familiares do Pintor Ernesto Neves
A exposição “Lembrar Ernesto Neves” é um tributo inegável, idealizada por amigos e familiares do Mestre, que Sintra teve o privilégio de acolher e que muito contribuiu para o desenvolvimento das artes plásticas do Município.
Destinatários: Público em geral
13.DEZ a 12.JAN | Exposição Temporária “Keep in____ “, de Leonor Fonseca
“A intemporalidade do retrato renascentista captado pela lente de uma câmara que segue a linha de um ornamento contemporâneo, a pele.
Retratos íntimos a comunicar o indizível.
Há ainda um contorno de Almada Negreiros "(...) uma linha única e incessantemente seguida acabou por tornar inimitável o perfil de cada um. Essa linha passa agora desde o alto da testa até por baixo do queixo, e às vezes lembra a de outros, mas é intransmissível."” Público em geral
13.DEZ a 12.JAN | Exposição Temporária Invencível Verão, de Andreia César
“A artista plástica apresenta um conjunto de obras, desde pintura à instalação, que celebram uma visibilidade concreta e sugerem ao público uma experiência sensorial imersiva.
As obras que compõem esta exposição plasmam uma relação do corpo no espaço, tendo no âmago a natureza. Uma experiência fenomenológica que implica a dissolução da distância entre sujeito e objeto, a favor da criação de uma zona singular. Assim, nesta exposição, os espectadores acedem a um microcosmo no qual, através da cor, se estanca uma vivência do instante (na qual imperam a luz e o calor), tornando-a mais duradoura.”
Destinatários: Público em geral
15.DEZ, 16h30 | Visitas Dançadas “Viagem do Olhar V”, com Inesa Markasa e Pedro Santos
Cada Visita Dançada é desenhada especificamente para a exploração de um conjunto de obras de arte, permitindo uma leitura intimista e sensorial das mesmas, tratando-se de uma visita “guiada” pelo movimento e apropriação corporal do Espaço, inspirada na exposição e daquilo que nela habita.
Com a bailarina Inesa Markava e Pedro Santos, acordeonista, músico que participou na sessão inaugural do Ciclo, esta será a última Visita Dançada de 2024.
Destinatário: Público em geral
MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
6.DEZ, 15h30 | Inauguração Exposição “O Claustro do Tempo”
No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Património “O Claustro do Tempo” é constituído por distintas exposições temáticas que, no seu somatório final, concretizam um amplo percurso de visita que documenta a riqueza da História do território sintrense desde os tempos mais ancestrais – Pré-História profunda – aos alvores da Época Contemporânea, dando a conhecer um importante conjunto de materiais arqueológicos provenientes de contextos habitacionais, sagrados e funerários.
São os contextos do dia a dia que aqui se expõem, numa inversão didática – e inovadora face aos percursos museológicos habituais –, pois caminha-se do passado próximo em direção a épocas remotas, mergulhando progressivamente nas realidades que mais se afastam do nosso próprio quotidiano.
Destinatários: Público em geral
Até 28.DEZ | Exposição “Património à vista”, com trabalhos dos Urban Sketchers de Sintra
Unindo pessoas em torno de uma mesma paixão - o desenho, os Urban Sketchers promovem regularmente encontros nos quais os participantes registam, geralmente em cadernos ou diários gráficos, o que a sua exímia capacidade de observação deixa registar.
Esta mostra é o resultado dos trabalhos realizados num encontro que decorreu no passado dia 20 de julho, no Museu e nas ruínas arqueológicas adjacentes, sendo um bom testemunho daquilo que os Urban Sketchers conseguiram captar relativamente às características únicas deste espaço, unindo de forma magistral o património ao desenho “à vista”.
Destinatário: Público em geral
14.DEZ, 9h00 | Percurso pedestre “No cimo dos Montes”
Com início no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, o percurso pedestre “No cimo dos montes” é um convite para conhecer o património cultural e natural desta área rural do concelho de Sintra.
Ao longo do percurso a ligação com a natureza será uma constante; os participantes ficarão a conhecer o projeto LIFE LxAquila, que pretende unir as comunidades locais, as autoridades e os especialistas com o intuito de proteger as águias-perdigueiras (ou águias-de-bonelli) que, nesta zona rural, vivem muito perto das pessoas.
Dos múltiplos pontos de interesse, destacamos a visita aos moinhos do Funchal.
Destinatários: Público em geral
14.DEZ | Famílias no Museu Visita descoberta “Ilumina o teu Natal”
Utilizando as técnicas da pintura, do recorte e da colagem, os participantes são convidados a construir uma lucerna (principal forma de iluminação na época romana) tendo como inspiração um exemplar encontrado no sítio arqueológico do Casal do Rebolo, em Almargem do Bispo, Sintra e patente na exposição “O Claustro do Tempo” recentemente inaugurada.
Destinatários: Dos 6 aos 12 anos
MHNS – Museu de História Natural de Sintra
Até 29.DEZ | Mostra na Coleção de Minerais do Museu de História Natural de Sintra (Coleção Miguel Barbosa)
Exposição composta por 12 vitrines com minerais que representam as diferentes classes (elementos nativos, sulfuretos e sulfossais, óxidos e hidróxidos, halogenetos, carbonatos, fosfatos, sulfatos, tungstatos e silicatos). Esta exposição é ilustrada e documentada com 5 painéis.
Destinatários: Público em geral
CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara
Até 31.DEZ | Exposição “Maria Almira Medina: Caricaturas”
Maria Almira Medina foi uma destacada figura pública sintrense, tendo-se imposto sobremaneira na poesia, na escrita e na pintura. Todavia, foi também uma das primeiras mulheres a se atrever na caricatura em Portugal, tendo, ainda, sido contemporânea e amiga de Mestre Leal da Câmara e de sua mulher, Júlia de Azevedo.
Destinatários: Público em geral