Desenhos de Casas e Mobiliário de Leal da Câmara para conhecer em Sintra

A Casa-Museu Leal da Câmara – CMLC tem patente a exposição temporária “Desenhos de Casas e de Mobiliário de Leal da Câmara” que mostra projetos concebidos pelo Mestre Leal da Câmara e por outros arquitetos seus contemporâneos.

Os projetos das várias vivendas de veraneio foram posteriormente construídas na Rinchoa, através da empresa ‘A Realizadora’, nas décadas de 1930 e 1940. A intenção fora a de se facultar à população citadina, sobretudo lisboeta, uma alternativa de vida saudável, campestre e de contacto com a natureza, nem que fosse durante alguns meses de verão.

Surgiram, assim, por toda a Rinchoa, “casas de campo” muito decorativas e ornadas com motivos tradicionais portugueses (pedras rústicas, beirais de telha portuguesa, cataventos, tapa-sóis, óculos, grades de ferro fundido, chaminés típicas, alpendres, recantos empedrados, registos de azulejo) e detentoras de horta, pinhal e jardim, onde os residentes e caseiros ocupavam uma boa parte do seu tempo diário.

A exposição conta também com desenhos de mobiliário executados pelo Mestre com a finalidade de preencherem os interiores das casas de campo da Rinchoa e com a mostra de variados objetos utilitários (design) concebidos pelo artista (barros, cerâmicas, tecidos, metais, azulejos e madeiras).

Esta mostra é complementada pela atividade lúdico-didática “A Minha Casa de Campo na Rinchoa”, em que os grupos de crianças devidamente trajadas vivenciam o quotidiano de outrora de uma casa de campo da Região Saloia e ‘experienciam’ as atividades domésticas, agrícolas e de jardinagem inerentes a essa mesma realidade, sempre com a realização de pequenos jogos alusivos ao tema explorado.

Casa-Museu de Leal da Câmara
Calçada da Rinchoa, 67
2635-312 Rio de Mouro

Contactos:
Tel: +351 219 238 841 | +351 219 238 842

Horário:
terça-feira a sexta-feira: 10h00 às 18h00;
sábados e domingos: 12h00 às 18h00;
Encerra à segunda e feriados.