Córtex – Festival de Curtas-Metragens de regresso a Sintra
A 7ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, regressa ao Centro Olga Cadaval, de 16 a 19 de fevereiro, e apresenta uma retrospetiva à realizadora neozelandesa Jane Campion. Assim, na abertura desta 7ª edição, dia 16, serão apresentadas quatro curtas-metragens, realizadas por Campion na primeira metade dos anos 80.
Uma das novidades deste ano é a sessão especial “Cintra 35mm”, uma projeção de filmes em 35mm realizados nas décadas de 20 e 30 do século XX. Trata-se de um raro e precioso registo cinematográfico que dá a conhecer ao público a Sintra de há 100 anos, numa sessão musicada ao vivo pelo Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música de Sintra.
Na secção “Hemisfério” deste ano, o Córtex dá carta branca ao London Short Film Festival, uma das principais mostras de talentos britânicos do cinema independente, que programou seis curtas exibidas na última edição deste festival. Philip Ilson, diretor artístico do London Film Festival, estará em Sintra para apresentar este programa.
No ano em que a organização do Córtex recebeu um número recorde de inscrições, foram selecionadas 16 curtas portuguesas para a competição nacional e outras 16 curtas para competição internacional. Estas obras foram todas produzidas entre 2015 e 2016 e representam o que melhor se faz no formato da curta-metragem.
O painel de júri desta 7ª edição é composto por Leonor Silveira, Anabela Moreira, Cláudia Varejão, Cíntia Gil e Vasco Viana.
A parceria com a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, mantém-se, nomeadamente na programação do Mini-Córtex, com filmes para escolas e para pais e filhos. As 10 curtas do Mini-Córtex estarão sujeitas à votação do público mais novo. Dentro deste programa, haverá ainda um workshop de cinema de animação para Pais e Filhos, pelas mãos de Fernando Galrito, diretor artístico da MONSTRA.
Já no MU.SA (Museu das Artes de Sintra) vão realizar-se dois concertos no âmbito do festival. Lula Pena estará em acústico no dia 17de fevereiro, às 21h00, e a cantora Helena Madeira no dia 18 à mesma hora. A entrada para estes dois momentos é livre.