Convento dos Capuchos vence Prémio de Conservação e Reutilização Adaptativa

O Convento dos Capuchos, situado em plena Serra de Sintra, venceu o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa.

Fundado em 1560, o Convento dos Capuchos é um complexo monástico na floresta primitiva de Sintra, tendo sido habitado por frades Franciscanos durante aproximadamente 300 anos e respira devoção espiritual e ascetismo.

O Convento foi alvo de um processo de restauro, que se focou na recuperação de todos os edifícios e dos respetivos elementos decorativos. O processo contemplou a limpeza das características peças em cortiça, profusamente utilizadas no convento para isolamento térmico e como material decorativo e de acabamento.

As técnicas tradicionais foram combinadas com soluções inovadoras, como a implementação de um sistema de segurança contra incêndios para prevenir a disseminação de fogos florestais. As condições de acessibilidade foram igualmente melhoradas, através da reabilitação de todos os caminhos e da redução de obstáculos à mobilidade.

Enquanto vencedor de um dos prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, o projeto de restauro do Convento dos Capuchos será candidato ao Prémio da Escolha do Público, cuja votação online decorrerá entre agosto e setembro. Pela segunda vez na história, Portugal terá a possibilidade de arrecadar os dois prémios, depois da dupla vitória, em 2018, do projeto de reabilitação do Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, também levado a cabo pela Parques de Sintra.

A Parques de Sintra, entidade que salvaguarda e administra as propriedades do Estado inseridas na paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1995, tem como missão a recuperação, requalificação, revitalização, conservação e investigação deste património único, que permite a fruição pública e potencializa as suas valências turísticas.

Os vencedores serão homenageados a 26 de setembro, em Praga, durante a Cerimónia dos Prémios Europeus do Património Cultural.

Saiba mais em parquesdesintra.pt

Image
Image