Conheça as novas atividades das Bibliotecas de Sintra para julho

A Câmara Municipal de Sintra preparou novas atividades gratuitas nas Bibliotecas Municipais para o mês de julho.

Até 13 de julho, a Biblioteca Municipal de Sintra abre as portas num regime “Fora de Horas”, a todos os leitores e estudantes, de segunda-feira a sábado, das 20h00 às 02h00, na Sala Polivalente que funcionará como espaço de estudo e leitura durante a época de exames.

Aproveite também para visitar a exposição “Viagens e Vivências”, da autoria de Carlos Ferreira, que ficará patente na Biblioteca Municipal de Sintra até ao dia 27 de julho. A mostra percorre lugares que serviram de inspiração ao artista plástico, nomeadamente Sintra, e que se mostraram relevantes para o desenvolvimento do seu trabalho.

No dia 20 de julho, a Biblioteca Municipal - Pólo da Tapada das Mercês vai dinamizar a atividade “Ciclo de leituras encenadas”, inserida no projeto SINTRÁLIA. Os participantes vão poder assistir à leitura encenada de excerto de uma obra do escritor António Ramos Rosa, na data em que se comemora o seu centenário, pelo ator e encenador Paulo Campos do Reis.

As Bibliotecas de Sintra oferecem-lhe uma programação diversificada que conta com o já habitual conto/ateliê, entre outras atividades.

Conheça as Bibliotecas Municipais de Sintra.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SINTRA

ATÉ 27.JUL | Exposição - “Viagens e Vivências”

A exposição “Viagens e Vivências”, das quais faz parte Sintra, percorre lugares significantes para o artista plástico Carlos Ferreira, lugar onde reside, lugar de inspiração e encanto, também lugar de memórias, sendo que são parte fulcral do seu trabalho, a viagem por caminhos e percursos por onde o artista plástico passou, vivenciou e explorou a paisagem.

ATÉ 13.JUL | Biblioteca Fora de Horas

A Biblioteca Municipal de Sintra abre as portas num regime “Fora de Horas”, a todos os leitores e estudantes. Até dia 13 de julho, de segunda-feira a sábado, o horário de funcionamento da biblioteca será prolongado, das 20h00 às 02h00, na Sala Polivalente que funcionará como espaço de estudo e leitura durante a época de exames.

Destinatários: Comunidade escolar, com marcação prévia através do telefone 219 236 222 /90.

13.JUL, 10h00 | Café Memória

Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.

13.JUL e 27JUL, 16h00 | Poetry Slam

Poetry Slam é uma forma de expressão artística que combina poesia e performance de autoria própria, num ambiente livre e informal.

É um convite à poesia de autor dita pelo próprio, numa diversidade na expressão poética: desde os momentos de competição de Poetry Slam e de microfone aberto, aos desafios criativos e workshops, passando pela mostra de livros de poesia e participações convidadas, juntando-se por vezes a palavra à música, à dança e à exploração do património natural de Sintra.

Destinatários: Público em geral, gratuito.

2.JUL a 31.JUL, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “Sardinhas Achadas”

“Estamos na época das sardinhas! Nos mares onde nadam, muitas histórias curiosas se passam. Para conhecer essas histórias, teremos que encontrar as sardinhas que se encontram espalhadas pela biblioteca. Será necessário resolver enigmas e superar obstáculos para encontrá-las. Cada sardinha descoberta revelará um novo e fascinante conto.”

Destinatários: ATL’s, alunos do pré-escolar e 1° ciclo, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 171/90.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DE AGUALVA-CACÉM

2.JUL a 31.JUL, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “O lobo que encontrou a amizade”

“O pequeno lobo não quer a ajuda de ninguém, ele é destemido e pensa que consegue fazer tudo sozinho. Mas quando se perde da matilha, descobre algo importante: às vezes, todos nós precisamos da ajuda de um amigo!”

Destinatários: ATL’s, alunos do pré-escolar e 1° ciclo, gratuito mediante marcação através do telefone 214 328 039.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DE QUELUZ

2.JUL a 31.JUL, 10h30 e 14h30 | Conto/Ateliê “Valéria e a Vida”

“Valéria vê a Vida...  Redescobre os Oceanos, cheios de garrafas de plástico.  O que mata a água, as aves e os peixes, mata também os homens. Mas Valéria não desanima. Valéria ama a Vida.”

Destinatários: ATL’s, alunos do pré-escolar e 1° ciclo, gratuito mediante marcação através do telefone 219 236 876.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – PÓLO DA TAPADA DAS MERCÊS

20.JUL, 17h00 | Projeto SINTRÁLIA - Ciclo de leituras encenadas

Leitura encenada de excerto de uma obra do escritor António Ramos Rosa, na data em que se comemora o seu centenário, pelo ator e encenador Paulo Campos do Reis, celebrando-se a revolução com um poeta que canta o seu amor “soberano” pela pátria.

Destinatários: Público em geral, gratuito.

Informações e inscrições através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone 219 236 110.