“Confiando (confinado)” em cena na Casa de Teatro de Sintra

A Casa de Teatro de Sintra será palco para a estreia de “Confiando (confinado)”, uma criação da companhia Fio d'Azeite - Marionetas do Chão de Oliva, de 13 a 16 de maio.

O texto “Confiando (confinado)” é da autoria de Rui Sousa, vencedor da edição 2020 do Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra e o Chão de Oliva.

O autor, marionetista profissional, inspirou-se durante o período de confinamento, resultante da pandemia por Covid-19, e elaborou um texto sobre a experiência partilhada de isolamento a nível global e a (re)descoberta do universo pessoal a que esta convidou.

Vicente é a personagem central desta história, que nos leva até à sua casa e que nos faz parar com ele, quando este se encontra, aparentemente, sozinho entre quatro paredes. Descobre-se acompanhado por memórias suas e dos seus, que o transportam no tempo para outros lugares que existem dentro de si. Simples, pueril e existencialista, vê-se atraído para um diálogo consigo mesmo, com objetos-vida e com os objetos-recordação que reencontra.

Com uma mensagem de confiança na autorregulação natural e cíclica da vida, este espetáculo nasce do intuito de homenagear os artistas e o momento que atravessaram durante o confinamento.

A informação sobre as condições de acesso aos espetáculos será indicada nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no site do Chão de Oliva. O espetáculo conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da MC/Direção-Geral das Artes.

Fundada em 1992 como estrutura de Teatro de Marionetas do Chão do Oliva, o Fio D’Azeite é um dos grupos residentes do Centro de Difusão Cultural em Sintra.

Image
Image