JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 986

Concertos de Primavera na Igreja de São Martinho

A Igreja de São Martinho recebe a oratória "O Messias" de Georg Friedrich Händel, inserida no Ciclo de Música Barroca de Sintra - Concertos de Primavera, no dia 10 de maio, às 21h30.

Georg Friedrich Händel é um compositor incontornável do barroco musical. Fazem parte da sua criação algumas das mais conhecidas obras musicais, que tanto nos impressionam com o seu virtuosismo como com a expressividade e lirismos comoventes.

A oratória "O Messias", talvez a obra mais conhecida de Händel, foi estreada em 1742 em Dublin e escrita com o objetivo de angariação de fundos para instituições de caridade daquela cidade.

A obra relata vários episódios da vida de Cristo desde o nascimento até à morte e posterior ascensão. Entre os diversos números musicais sobressai o coro que encerra a segunda parte: Aleluia, que se tornou um imortal hino de celebração.

Como facto de curiosidade, é frequente, durante a execução do coro Aleluia, a audiência permanecer de pé. Embora não comprovadamente, esta tradição terá sido iniciada aquando da estreia da obra em Londres em 1743, na qual o rei Jorge II terá estado presente. Na execução deste coro, o rei ter-se-á levantado permanecendo de pé até ao seu final, o que obrigou a que toda a plateia repetisse o gesto. Desde então, no Reino Unido e um pouco de forma generalizada, o público repete esta atitude, permanecendo em pé sempre que é interpretado o Aleluia. Convidamos o nosso público, neste concerto de encerramento dos Concertos de Primavera - Ciclo de Música Barroca de Sintra, a repetir este gesto iniciado em 1743.

Artistas:

Joana Seara, soprano