Concertos de Primavera na Igreja de S. Pedro de Sintra

Os Concertos de Primavera – Ciclo de Música Barroca de Sintra –, chegam à Igreja de S. Pedro no dia 3 de maio, às 21h30, com o concerto “Integral das Sonatas para Violoncelo" de Benedetto Marcello.  

Benedetto Marcello, é um dos compositores de referência do barroco veneziano vai ser interpretado por Kyril Zlotnikov no Violoncelo e Marcos Magalhães no Cravo.

Apesar da sua obra abranger praticamente todos os géneros como ópera, música sacra e música instrumental, ficou conhecido essencialmente por duas obras: as sonatas para violoncelo e a obra satírica Il Teatro alla Moda, um texto no qual Benedetto Marcello ironiza e satiriza a prática operática e os cantores na sua época, sendo este um precioso documento para hoje contextualizarmos a vida musical e dos teatros no primeiro quartel do século XVIII. 

As Sonatas para Violoncelo Op.2, são fundamentais para o desenvolvimento da escrita solística para este instrumento, tal como viria a ser Boccherini, uns anos mais tarde.  A escrita, tecnicamente exigente e virtuosística em algumas passagens, sem deixar de nos apresentar andamentos profundamente comoventes, mostra-nos um compositor que evidencia um perfeito conhecimento do violoncelo.

Entrada livre.