Concertos de Primavera na igreja da Ulgueira

O ciclo de música barroca “Concertos de Primavera”, vai à Igreja da Ulgueira com a Biblioteca Musical da Europa, no dia 5 de abril, pelas 21h30, com entrada gratuita.

Ilustrando a rica diversidade musical seiscentista europeia, e paralelamente homenageando a perdida biblioteca de D. João IV, apresenta-se um programa europeu eclético de música instrumental usando como referência o catálogo da livraria de música do Rei melómano e que viria a tornar-se, até 1755, a maior biblioteca musical da Europa.

Com obras italianas, francesas, germânicas, britânicas e portuguesas, percorre-se a variedade musical especificamente instrumental que no século XVII, nos alvores do barroco, se difundia pelos diversos centros culturais. Compositores como Viadana, Gabrieli ou o português  Manuel Rodrigues Coelho são alguns dos nomes que nos farão recuar ao início do século XVIII e que nos transportarão para o ambiente desta biblioteca real, um verdadeiro tesouro musical europeu.

Este momento musical encerra com a atuação do grupo “Cornetas e Sacabuxas de Lisboa” um coletivo dedicado ao reanimar desses instrumentos de sopro em Portugal, instrumentos raros hoje em dia que, formando uma só família, foram outrora símbolo de majestosidade cerimonial.