Começa já amanhã mais uma edição do Festival de Sintra

O Festival de Sintra, que arranca já amanhã, dia 15 de junho e vai até dia 25, traz muitas novidades com concertos em lugares únicos e uma programação variada que oferece sessões de cinema, dança, espetáculos para famílias e outros formatos.

O 57.º Festival de Sintra, sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e este ano expande a sua programação a novos horizontes em locais descentralizados para atrair novos públicos.

A não perder, no Centro Cultural Olga Cadaval, tem lugar o concerto de Kristine Balanas acompanhada pela Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II, com direção do maestro Cesário Costa, no dia 18 de junho, pelas 18h30.
Neste concerto gratuito a Orquestra Municipal de Sintra acompanha a jovem estrela da Letónia, Kristine Balanas, que interpretará o Concerto para Violino de Beethoven.

Outra novidade no festival será o concerto coreografado “The edge of the unknown”, com Mrika Sefa ao piano e coreografia e dança de Margarida Belo da Costa e que vai acontecer no dia 21 de junho, às 19h00, no Edifício Multiusos Cultural de Belas.
Uma proposta exclusiva do Festival de Sintra, trata-se dum espetáculo onde as composições de Ligeti tocadas por Mrika Sefa se fundem com a intuição de Margarida Belo da Costa. Uma pianista e uma bailarina, a música e a dança, um piano e um corpo: dois rostos para o mesmo fenómeno.

A programação do festival não esquece os mais novos e dedica-lhes três momentos, entre os quais a ópera infantil “O Anel do Unicórnio - Uma ópera em miniatura” no dia 23 de junho, às 11h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, com composição e direção musical de Martim Sousa Tavares, encenação de Ricardo Neves-Neves e as vozes de Cátia Moreso, André Henriques e Sílvia Filipe.

O libreto, de Ana Lázaro, conta a história bem-humorada de Pedro Patê, um rapaz pacato que vive preso numa ópera. Filho de cantores líricos, o Pai Bellini Bel Canto e a Mãe Faustina Balão, a sua vida familiar é marcada por divertidas peripécias e eventos inesperados, com a exuberância de perucas e vestimentas espampanantes.

A 57ª edição do Festival de Sintra não podia encerrar de melhor forma do que com as sonoridades sempre frescas e jovens de George Gershwin com o concerto “Viva Gershwin!” no dia 25 de junho, às 18h00, no Centro Cultural Olga Cadaval com Diogo Costa na direção musical, Vasco Dantas no piano e a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, onde será ouvida a imortal "Rhapsody in Blue", entre outras sonoridades quentes do jazz e da música latina.

Conheça o programa completo do Festival de Sintra em www.festivaldesintra.pt.