Ciclo Periferias na Casa dos Hipopómatos

hipopomatos

A Casa (do chá) dos Hipopómatos recebe o Ciclo Periferias, de 1 a 10 de março, com diversas atividades para os mais novos e com sessões para escolas.

Programação:

Dia 1 de março
9h30-16h30 - Sessões para escolas
Contos Tradicionais na voz de Adriano Reis
STÓRIAS DE LÁ! é uma viagem que propõe contar, quando não havia luz eléctrica e televisãona vila onde cresci, como tínhamos pressa em terminar as nossa tarefas (ir buscar água àfonte, apanhar a lenha para fazer a cachupa, recolher os animais no curral, etc.,etc.).

Dia 2 de março
9h30-16h30 - Sessões para escolas
Trovadoras Itinerantes, Josy Correia e Luciana Costa

Dia 10 de março
16h00 - Público em geral
Contos de outros tempos com Ângelo Torres
Espaço para a família, principalmente para o público mais novo, para ouvir estórias e contos que vem da tradição oral. Sonoridades e palavras novas que se quer ouvir. Estórias de heróis ou de pessoas comuns, contos ou lendas que se perdem nos tempos, mas que nos trazem sempre algo para aprender.

Escolas no Periferias
Sessões para escolas, das 09h30 às 16h30

Dia 6 de março
Desenhos com Luz, com António Jorge Gonçalves
Uma mão desenhadora grande e várias mãos desenhadoras pequeninas. Um projector com luz que desenha na parede. Vamos adivinhar figuras? Vamos inventar histórias para elas? Tudo, sob o comando de António Jorge Gonçalves.

Dia 7 de março
Do Alto do Meu Chapéu, com Renata Bueno
A artista Renata Bueno parte do livro "Do alto do meu chapéu" com poemas escritos a partir de papercuts feitos há muitos anos por Hans Christian Andersen para criar encontros de palavras e imagens, desafiando a criação de novos trabalhos com a simetria do papel dobrado e cortado.
Conhecido em todo mundo por seus contos de fadas, o autor dinamarquês deixa-se revelar pela habilidade que tinha também com o papel e a tesoura.
Papel e a tesoura que agora retomam e recriam poemas, histórias, personagens... numa liberdade poética despertada por um olhar atento e sensível.

Dia 8 de março
Teatro-Atividário, com André Letria
Este teatro que nasce lá atrás, nos bastidores da história, é português, por vezes vê-se grego e até fala francês: oh lá-lá, Molière, avant-scène, Scaramouche.

Dia 9 de março
A Máquina da Poesia, com Miguel Horta
Uma oficina de escrita poética é a proposta de Miguel Horta. A metodologia da "Máquina da poesia" permite a construção de pequenos versos, geradores de imagens expressivas, a partir de um quadro de palavras. Ilustrá-los é o passo seguinte.

A Casa dos Hipopómatos é uma uma casa da leitura, onde as famílias se podem reunir... à volta dos livros. A primeira livraria especializada em literatura infanto juvenil de Sintra. Uma Casa do Chá, onde a leitura é coisa de todos os dias para pequenos e grandes leitores.

Casa do Chá dos Hipopómatos na Biblioteca Municipal de Sintra
Rua Gomes de Amorim, n.º 12/14, Sintra