Ciclo de Música Barroca na Igreja de S. José
O Ciclo de Música Barroca, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, termina a 27 de novembro com “Händel, Bach e Bocherini | Grandes Mestres da Música Barroca” interpretado pela Camerata Gareguin Aroutiounian. O concerto, de entrada gratuita, terá lugar na Igreja Paroquial de S. José no Algueirão com início pelas 21h00*.
Neste concerto a Camerata Gareguin Aroutiounian será dirigida pelo seu maestro assistente e concertino, Francisco Henriques. O Programa abre com a “Water Music”, escrita por Georg Friderich Händel a pedido do rei George I de Inglaterra, para o acompanhamento musical ao longo de uma grande excursão real de barco pelo rio Tâmisa, esta obra agradou plenamente o rei, de tal modo que durante todo o trajeto, pediu que fosse repetida, durante a ida para Chelsea e no regresso.
A segunda parte deste concerto inclui duas obras de compositores barrocos de referência, Bach e Bocherini. A obra de Bach apresentada neste concerto, é uma reconstrução moderna baseada no concerto para cravo escrito por Bach, que se presume ser inspirado em um concerto para violino. Igualmente auspiciosa, a obra que finaliza este concerto é do compositor italiano Luigi Boccherini, Música Noturna delle Strade di Madrid, é um conjunto de pequenas ilustrações musicais que descrevem cenas noturnas das movimentadas ruas de Madrid, esta peça foi publicada anos após a morte do compositor. Para Boccherini, “esta peça é absolutamente inútil, até ridícula, porque, fora de Espanha, o público não pode esperar entender o seu significado, nem os artistas podem esperar tocá-la como deve ser tocada”.
A Camerata Gareguin Aroutiounian foi fundada pelo maestro e violinista Gareguin Aroutiounian, que cedo se notabilizou enquanto intérprete do violino, com uma carreira que se estendeu ao longo de mais de cinquenta anos, assumiu também uma intensa atividade pedagógica onde desenvolveu novas gerações de violinistas. Após a sua morte esta Camerata passou a adotar o seu nome.
Este concerto insere-se na programação cultural gratuita, promovida pela autarquia de Sintra. Ainda que de entrada gratuita, o acesso a este concerto está sujeito a reserva prévia AQUI.
ATUALIZAÇÃO: Lotação Esgotada
*De acordo com a Resolução de Conselho de Ministros publicada a 2 de novembro de 2020, em Diário da República, a hora de início do espetáculo foi alterada para as 21h00 não podendo exceder as 22h15.
PROGRAMA
F. Händel
(1685-1759)
Música Aquática (Wassermusik)
Suite para orquestra n.º 1 em Fá maior HWV348
I. Overture (Largo - Allegro)
II. Adagio e staccato
III. – IV. (sem indicações de tempo; Allegro - Andante - Allegro da capo)
V. (sem indicação de tempo; Minuet)
VI. Air
VII. Minuet
VIII. Bourrée
IX. Hornpipe
X. (sem indicação de tempo; Allegro)
S. Bach
(1685-1750)
Concerto em Ré menor para Violino e Orquestra BWV 1052R (versão do concerto para cravo)
I. Allegro
II. Adagio
III. Allegro
Solista: Francisco Henriques
Luigi Bocherini
(1743-1805)
Musica notturna delle strade di Madrid
Quintettino Op. 30 n.º 6 em Dó maior
(versão para orquestra de cordas)
I. Il campane quando suonano l’Ave Maria
II. Il tamburo del quartier dei soldati
III. Minuetto dei ciechi
IV. Il rosario (Largo assai, allegro, largo come prima)
IV. “Los Manolos Passa Calle.” Modo di suono, e canto (Allegro vivo)
VI. Il tamburo
VII. Ritirata (Maestoso)