Centenário de José Saramago marca abertura da 19.ª ETerna Biblioteca

A cerimónia de abertura da 19.ª edição da ETerna Biblioteca realizou-se esta sexta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra.

A sessão contou com a presença do vice-presidente da autarquia de Sintra, Bruno Parreira, o diretor do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, Paulo Branco e da coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva.

Para Bruno Parreira, esta 19.ª edição “marca a afirmação de Sintra na promoção do livro e da leitura. Entendemos que apresentar um livro e promover a leitura junto das nossas crianças e jovens é permitir que o seu crescimento seja fundado em bases resilientes e duradouras”, referindo ainda que “Sintra tem hoje 67 bibliotecas escolares integradas na rede de bibliotecas das quais 38 do 1.º ciclo”.

Inserida nas comemorações do Centenário de José Saramago, realizou-se a conferência “Ternas e Eternas Bibliotecas: Os Laços Afetivos”, marcada pela presença de Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago.
Durante o seu testemunho, Pilar Del Río, compartilhou diversas histórias sobre o escritor, Prémio Nobel da Literatura em 1998, e da sua biblioteca.

Nesta edição, a par de painéis que apresentam o trabalho realizado pelas escolas, conferências e ateliês, acresce ainda a continuidade na parceria estabelecida entre a autarquia de Sintra e o LEFFEST com a exibição às 19h00, no Centro cultural Olga Cadaval, do filme "O Professor Bachmann e a sua Turma" com a presença da realizadora, Maria Speth, e da apresentação do livro "Águas Passadas", de João Tordo, no dia 20 de novembro, pelas 15h00, no Palácio Valenças.

A ETerna Biblioteca –  Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares continua a destacar-se como uma referência para outros encontros desta natureza no panorama nacional e tem como público-alvo: professores, educadores e demais agentes educativos e culturais, e todos aqueles que simplesmente se interessam pelo Livro e pela Leitura.
Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Sintra, foi o primeiro encontro oficial a decorrer em Portugal no âmbito da organização, funcionamento e animação das bibliotecas escolares.

Programa AQUI.