Casa da Cultura Lívio de Morais com programa diversificado em abril

Arte, cultura e música irão marcar a programação da Casa da Cultura Lívio de Morais, promovida pela Câmara Municipal de Sintra, ao longo do mês de abril.

Dirigido à população em geral, o programa será composto por passeios culturais, matinés musicais e uma exposição comemorativa, que marca o 7º aniversário da atribuição do nome Lívio de Morais à Casa da Cultura.

A exposição comemorativa de pintura e escultura terá como mote “Arte em Diálogo”, e será inaugurada dia 2 de abril, pelas 16h00, ficando patente até 10 de maio.

Esta mostra será composta por mais de 30 obras de artistas consagrados, de renome nacional e internacional, nomeadamente Artur Bual (pintura), Caribé (pintura), Naftal Langa (escultura em madeira), Paulo Ossião (pintura/ aguarela), Lívio de Morais (pintura e escultura em bronze), Malangatana (pintura), Roberto Chichorro (pintura), entre outros.

“ROTA DOS MOINHOS – Casal da Pedra/ Barroca/ Lóios” e “Mirando Caminhos com cultura – Anta de Agualva” são os passeios culturais que este equipamento cultural dinamiza, com o primeiro a ter lugar no dia 7 de abril, e o segundo nos dias 14 e 21 de abril, ambos com início marcado para as 10h00. A participação nestes passeios culturais é gratuita, mas limitada a 15 pessoas, sendo necessário inscrição prévia obrigatória por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou para o contacto de telefone 219128270.

A realização do percurso “ROTA DOS MOINHOS – Casal da Pedra/ Barroca/ Lóios” visa assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, celebrado a 7 de abril, mas também consciencializar os munícipes para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais.

Posteriormente, “Mirando. Caminhos com cultura” terá como destino a Anta de Agualva, também denominada Anta do Carrascal, classificada como Monumento Nacional.

No dia 23 de abril, a Casa da Cultura recebe a iniciativa matinés musicais em celebração da Revolução de Abril, com entrada gratuita. Pelas 16h00, sobe ao palco o Grupo Bandolinista 22 de maio de 1925, e pelas 16h45, “Minutos de Abril”, com Paulo Leitão.

“Minutos de abril” é um relato musical e histórico da noite da Revolução com temas de intervenção bem conhecidos do público: ‘Maria Faia’, ‘Somos Livres’, ‘Sete Mulheres do Minho’, ‘Canção de Madrugar’, ‘Vejam Bem’, ‘A Morte Saiu à Rua’, ‘Portugal Ressuscitado’, ‘Pedra Filosofal’, ‘O Primeiro Dia’ e ‘Desfolhada Portuguesa’, fazem parte do reportório.

Casa da Cultura Lívio de Morais
Av.ª 25 de abril – Lg da Igreja