Câmara de Sintra promove debate sobre a vida e obra de Ferreira de Castro

A Câmara Municipal de Sintra promove o II Encontro Castriano dedicado à vida e obra de Ferreira de Castro, no dia 18 de novembro, das 10h00 às 18h00, no Museu Ferreira de Castro.

No ano em que se celebra o 125° aniversário sobre o nascimento do escritor, este encontro pretende dar continuidade aos estudos relativos a vida e obra de Ferreira de Castro e assinalar, também, os 90 anos da publicação do romance “Eternidade”, cujo o enredo se desenrola parcialmente em Sintra e que foi recentemente integrado no Plano Nacional de Leitura.

Ferreira de Castro foi um dos mais marcantes e renovadores romancistas portugueses da primeira metade do século vinte. As suas obras continuam presentes nas livrarias com sucessivas reedições, o que demonstra o interesse pelo escritor. Esta permanência explica-se pela originalidade de um estilo único e pelas temáticas dos seus livros.

90 anos de Eternidade

10h00 | Abertura

10h15 | “Eternidade, de Ferreira de Castro: canto de morte e de amor”, por Ricardo António Alves

11h00 | “Da abelha ao enxame em Eternidade, de Ferreira de Castro”, por Manuel Matos Nunes

11h45 | “A vida depois de Helena”, por Mário Máximo

12h30 | Debate

14h30 | “Ferreira de Castro: representações”, por Annabela Rita

15h15 | Miguel Real: «Os Sentimentos em Eternidade, de Ferreira de Castro”

15h45 | "Eternidade: a angústia da finitude, o erotismo e a solidariedade com os espoliados”, Vítor Viçoso

16h30 | Debate

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou  tel. 21 923 88 28.

Saiba mais sobre o Museu Ferreira de Castro AQUI.