Câmara de Sintra apresenta programa dos Museus Municipais para julho

Durante o mês de julho, a Câmara Municipal de Sintra convida todos a participarem no novo programa cultural nos museus municipais do concelho. Este programa inclui uma variedade de exposições, workshops, visitas temáticas e sessões de leitura, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os visitantes.

No MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, está patente a exposição de fotografia “A Memória das Pedras – O Conjunto Megalítico da Barreira”. Paralelamente, o museu promove workshops de arqueologia experimental, oferecendo aos visitantes uma experiência prática e educativa.

O MHNS – Museu de História Natural de Sintra apresenta a exposição “Entre o Mar Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização”, uma coleção particular de peças de cerâmica grega.No MFC – Museu Ferreira de Castro, acontece mais uma sessão do Clube de Leitura, desta vez dedicada à obra “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior.

Na Casa-Museu Leal da Câmara, os visitantes podem explorar o acervo decorativo e mobiliário da residência de Leal da Câmara, através da visita temática “Sala de estar”.

Já no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, está patente a exposição de homenagem ao “Centenário de Mário Soares” e a exposição “Poderia vê-lo a trabalhar o dia todo”, do artista Rui Miguel Leitão Ferreira.


Consulte os contactos e mais informações sobre os Museus de Sintra AQUI.

 


PROGRAMA



MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas


Até 20.SET | Exposição fotográfica “A Memória das Pedras – O Conjunto Megalítico da Barreira”
A Memória das Pedras – O Conjunto Megalítico da Barreira é o nome da exposição coletiva dos alunos do curso técnico de fotografia da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, que estará patente no MASMO, até 20 de setembro.
Esta exposição tem como tema o Conjunto Megalítico da Barreira – situado nas cercanias do Museu – com utilização durante a Pré-História (Neolítico/Calcolítico). Dada a monumentalidade deste sítio arqueológico singular e a sequente curiosidade que desperta, os alunos partilham uma multiplicidade de olhares sobre este recinto megalítico, que se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.
Estão ainda previstas duas visitas guiadas a este sítio arqueológico, a realizar nos dias 24 de julho (quinta-feira), às 10h00, e 13 de setembro (sábado), às 15h00.
Destinatários: Público em geral

12.JUL, 10h00 | Workshop de Arqueologia experimental “Produção de adornos”
Executar técnicas de perfuração sobre conchas, osso e pedra para fazer um objeto de adorno será o desafio proposto aos participantes, que levarão consigo a pulseira ou colar produzido.
Marcação através do telefone 21 923 86 08
Destinatários: Público em geral

12.JUL, 15h00 | Workshop de arqueologia experimental “Gravação de placas de xisto”
A atividade consiste em gravar uma placa de xisto recorrendo aos mesmo materiais que seriam utilizados durante a Pré-História. Partindo de um pequeno bloco em xisto os participantes terão de começar por polir a placa, de seguida fazer um pequeno orifício numa das extremidades utilizando um furador de pedra. por fim terão de gravar a placa de xisto utilizando utensílios em pedra ou em osso. As decorações serão inspiradas nas placas originas encontradas no local.
Marcação através do telefone 21 923 86 08       
Destinatários: Famílias

19.JUL, 10h00 | Workshop de arqueologia experimental “Talhe da Pedra”
Inserido nas comemorações do Dia Europeu da Arqueologia
Será proposto a todos os participantes que façam uma ponta de seta ou uma faca, a partir de uma lasca de sílex e utilizando pressionadores de haste de veado. Em seguida, utilizando uma das técnicas de produzir colas, cada participante irá encabar o seu objeto.
Marcação através do telefone: 21 923 86 08
Destinatários: Famílias

19.JUL, 15h00 | Workshop de arqueologia experimental “Tiro com arco e propulsor”
Inserido nas comemorações do dia Europeu da Arqueologia
O arco e o propulsor são instrumentos de caça utilizados durante a pré-história. Nesta oficina serão explicadas as técnicas de construção destes instrumentos e exemplificado como funcionavam. Os participantes vão poder experimentar utilizar réplicas destes instrumentos atirando a um alvo.  
Destinatários: Famílias

 

MHNS – Museu de História Natural de Sintra

Até 20.JUL | Mostra da Coleção de Minerais do Museu de História Natural de Sintra (Coleção Miguel Barbosa)
Exposição composta por 12 vitrines com minerais que representam as diferentes classes (elementos nativos, sulfuretos e sulfossais, óxidos e hidróxidos, halogenetos, carbonatos, fosfatos, sulfatos, tungstatos e silicatos).        
Destinatários: Público em geral

21.JUL, 17h30 | Inauguração do Espaço Miguel Barbosa e da Exposição “Entre o Mar Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização - coleção particular de peças de cerâmica grega”
No âmbito do centenário do nascimento de Miguel Barbosa, irá inaugurar no Museu de História Natural de Sintra, o Espaço de tributo a Miguel Barbosa – Galeria da Arte e da Vida, bem como uma exposição de peças de cerâmica grega intitulada “Entre o Mar Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização - coleção particular de peças de cerâmica grega”.
Destinatários: Público em geral

 

MU.SA – Museu das Artes de Sintra
 

Até 20.JUL | Exposição temporária “Centenário de Mário Soares”
Enquadrada no âmbito das Comemorações do Centenário de Mário Soares (1924-2024), esta exposição, com curadoria de Luís Cardoso, organizada em colaboração com a Fundação Mário Soares /Maria Barroso, reúne obras da quase totalidade dos caricaturistas portugueses dos últimos 70 anos, dando a conhecer a diversidade de abordagens humorísticas dessa personalidade da nossa História, tão rica na diversidade da sua cultura e das suas qualidades pessoais e políticas.       
Destinatários: Público em geral

Até 20.JUL | Exposição temporária “Poderia vê-lo a trabalhar o dia todo” de Rui Miguel Leitão Ferreira
Com curadoria do Profº Victor dos Reis
A presente exposição nasce deste projeto em que, através de espessas pinturas-objeto concebidas a partir de imagens então obtidas, Rui Miguel Leitão Ferreira opera uma inesperada subversão das relações clássicas de poder entre artista e modelo, ao tornar este (que habitualmente se oferece passivamente ao olhar perscrutador do artista) num ativo participante do processo criativo.
Destinatários: Público em geral

Até 31.AGO | Exposição Temporária “Joga o Jogo: Partida… Em torno da Coleção da CGD da Culturgest”
Mostra composta por três exposições idealizadas a partir da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e em diálogo com os espaços e Coleções do Centro de Artes de Águeda, do Fórum de Arte de Braga e da Coleção Municipal de Arte de Sintra, coube à CMS o “tiro de partida” dando início a esta trilogia.
Destinatários: Público em geral

23.JUL a 28.SET | Exposição temporária “Traços de Humanidade”
Com curadoria de Anísio Franco.
Exposição que põe em diálogo obras da coleção “Cristos” de Moita Macedo (1930-1983) e obras do acervo do Museu dos Cristos de Sousel.
Destinatários: Público em geral

25.JUL a 28.SET Exposição temporária “Harmonia dos Contrários”
Exposição apresentada pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva e constituída por cerca de 30 peças artísticas, criadas a partir de antigas peças de porcelana e Faiança Portuguesa, com origem em extintas fábricas nacionais, complementadas com peças de produção atual, apresentadas justapostas, criando obras e linguagens artísticas.
Destinatários: Público em geral

 

CMLC – Casa-Museu Leal da Câmara
 

19.JUL, 15h00 | Visita Temática “Sala de Jantar”
Visita explorativa de todo o aparato de uma das salas preferidas do casal Leal da Câmara na sua residência da Rinchoa e durante a qual será dada ênfase ao mobiliário, às peças decorativas e às belas paisagens da autoria do Mestre.
Destinatários: público em geral

 

MFC - Museu Ferreira de Castro

Exposição “A coleção Cunha e Costa – um Portugal que nos une!”
Com base na valiosa coleção etnográfica doada ao Município de Sintra em 1940 por Eduardo Cunha e Costa, que era à época, a melhor coleção de cerâmica regional do país, sendo o produto de mais de quatro dezenas de anos de dedicada, paciente e esclarecida recolha, a exposição “A Coleção Cunha e Costa – Um Portugal que nos une”, com curadoria de Marta Ribeiro, constitui uma justa homenagem a este colecionador e amigo de Sintra.
Celebrando sobretudo a funcionalidade e os valores artísticos, são apresentadas na presente mostra, constituída maioritariamente por cerâmica figurativa e utilitária, peças únicas, que refletem a cultura, as histórias e as técnicas ancestrais de diversas comunidades, de norte a sul do país.
Destinatários: Público em geral.

04.JUL, 18h00 | Clube de Leitura “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior
Numa trama tecida de segredos antigos que têm quase sempre mulheres por protagonistas, e à sombra de desigualdades que se estendem até hoje no Brasil, Torto Arado é um romance polifónico belo e comovente que conta uma história de vida e morte, combate e redenção, de personagens que atravessaram o tempo sem nunca conseguirem sair do anonimato.
Destinatários: Público em geral

Image
Image