Basílio Horta inaugura exposição no MASMO

"Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano" é a mais recente exposição patente no MASMO – Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas, inaugurada esta sexta-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Esta coleção única insere-se na época do Império Romano, estando diretamente relacionada com os cultos astrais.

Durante a inauguração, Basílio Horta reforçou a importância de “valorizar a história e o que é nosso. Sintra é extraordinária em Património e a arqueologia é um marco importante para o concelho e para a sua história cultural.”

As peças que a compõem resultam dos trabalhos de escavação que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, realizados pela equipa de Arqueologia da autarquia de Sintra desde 2008.

Ao longo de mais de uma década de escavações arqueológicas foi possível reencontrar e caracterizar alguns aspetos do Santuário Romano consagrado ao Sol e ao Oceano, descoberto acidentalmente no início do século XVI, constituindo a primeira descoberta arqueológica feita em Portugal.