Avança reabilitação do Edifício Multiusos Cultural de Belas

O antigo edifício do Rossio de Belas, localizado na zona histórica, está a ser alvo de reabilitação para dar lugar ao Edifício Multiusos Cultural de Belas, num investimento de 468 mil euros.

Encontram-se terminados os trabalhos previstos de demolição da zona do palco que existia. foi levantado todo o pavimento antigo, com o acompanhamento dos técnicos de arqueologia e vai iniciar-se a lavagem das paredes interiores e os lintéis de fundação da estrutura a criar.

Com uma área de construção de 351 metros2, esta empreitada, pretende transformar o espaço num equipamento de utilização coletiva para iniciativas municipais em articulação com a União das Freguesias de Queluz e Belas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “a cultura ocupa um espaço muito relevante para o concelho, Sintra não pode ser considerada suburbana, todo o concelho, não só a vila, mas todo o concelho tem de ter acesso a instrumentos de cultura. A reabilitação deste edifício é a concretização de uma política de proximidade que se quer em todo o território, para que Sintra seja ainda mais um concelho onde vale a pena viver”.

O edifício está incluído na "Área de Reabilitação Urbana de Queluz-Belas" e na área definida para intervenção no âmbito do “Projeto Estruturante da Centralidade de Belas” e os trabalhos visam a recuperação do edifício, que se encontra em avançado estado de degradação, e a sua dotação com condições que permitam o seu funcionamento enquanto espaço polivalente.

A intervenção consiste na manutenção e conservação de elementos construtivos/decorativos originais, incluindo acompanhamento arqueológico, reforço das paredes exteriores, remoção total das coberturas e reconstrução e reformulação de todo o interior para o adequar a espaço multiusos de cariz cultural e permitir a realização de eventos de várias naturezas tais como espetáculos, conferências, exposições e outras atividades coletivas.

A entrada principal faz-se pelo Piso 0 onde se encontra um hall, uma Sala Multiusos com capacidade para 100 lugares (94 + 6), instalações sanitárias e arrumos gerais. 

No Piso 1 localizam-se os camarins com bancada de maquilhagem, instalações sanitárias e duche e um espaço exterior coberto (varanda).