Apresentação do Mural 18 um projeto de apoio à cultura

Sintra e os restantes 17 municípios da Área Metropolitana de Lisboa unem-se no apoio aos agentes culturais, através do projeto Mural 18, que será apresentado publicamente no dia 7 de janeiro, pelas 15h00, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

O projeto Mural 18, que tem como lema "muralizados no apoio à cultura", é um evento cultural em rede que resulta de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa e dos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.

A programação arranca no dia 15 de janeiro, e envolverá múltiplos eventos culturais em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, incluindo festivais de teatro, ciclos de concertos, concurso de DJ, jazz nos miradouros, dança contemporânea, encontro de escritores, conferências, pintura de murais e exposições, entre outros.

Em Sintra, a programação deste projeto arranca com o concerto de homenagem à Marquesa de Cadaval, no dia 15 de janeiro, pelas 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.

A programação decorrerá, sobretudo, durante o primeiro semestre de 2021, e, através dela, os municípios da área metropolitana de Lisboa desenvolverão um conjunto de eventos em diferentes áreas artísticas (música, teatro, dança, artes de rua, etc.), prioritariamente ao ar livre, e em espaços que valorizem o património cultural e paisagístico do nosso território, contemplando, sempre que possível, ações de itinerância.

A cerimónia de apresentação contará com um momento cultural a cargo da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, em homenagem ao centenário de nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Através desta iniciativa, que terá uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de euros, será desenvolvida uma vasta programação cultural, unindo agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material.

A AML – Área Metropolitana de Lisboa, integra os municípios de Sintra, Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Vila Franca de Xira.

A plataforma cultural www.mural18.pt , que pretende fundir arte, cultura, património e turismo urbano num único sítio, só estará disponível a partir de dia 7 de janeiro de 2021.

Mais informações em www.aml.pt