Apresentação do livro “Nocturno” de António Canteiro

A Câmara Municipal de Sintra apresenta o livro “Nocturno” de António Canteiro vencedor do Prémio Ferreira de Castro Ficção Narrativa 2020, no dia 17 de junho, pelas 18h00, através da plataforma Teams.

A apresentação desta obra inédita de António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, é considerada pelo júri como uma proposta consistente e original, e está a cargo do escritor António Tavares.

Esta obra destacou-se pelo seu vocabulário poético, o rigor e a estrutura criativa, apresentando uma escrita de qualidade, hábil combinatória ficcional das componentes biográfica, memorialística e ensaística inter-artes, com páginas verdadeiramente geniais.

O autor de “Nocturno” trabalha na área da reinserção social, tendo já publicado 3 romances e 2 livros de poesia.

O prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, distinguiu desde 1985 diversos escritores, com o objetivo de estimular a criação literária e homenagear o grande romancista e autor cosmopolita, que escolheu a vila de Sintra para escrever uma significativa parte da obra, e à qual também legou o seu espólio.