Abril traz novas atividades às Bibliotecas Municipais de Sintra

As Bibliotecas Municipal de Sintra contam com uma nova programação para o mês de abril, com diversas atividades gratuitas, para a comunidade educativa e geral, promovidas pela Câmara Municipal de Sintra.

Para este mês, a Câmara de Sintra preparou um conjunto de iniciativas que pretendem assinalar o Dia Mundial do Livro, celebrado a 23 de abril, e o centenário do nascimento dos ilustres escritores José Saramago, Agustina Bessa Luís e Eugénio de Andrade.

A pensar nos mais variados públicos, as bibliotecas de Sintra oferecem uma programação diversificada que irá contar com o já habitual conto/ateliê, mas também com conferências, teatro de marionetas, momentos de poesia, oficina de escrita partilhada, entre outras.

Conheça as Bibliotecas Municipais de Sintra.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SINTRA

Conto /Ateliê: “O Cato quer mimos”

Até 28 de abril, de terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30

Quem é que vai dar mimos a um cato cheio de picos.  Entre coiotes e formigas, lagartos e aranhas, será que algum animal corajoso que seja capaz de dar mimos a um cato?

Atividade no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro

Destinatários: comunidade educativa, maiores de 4 anos

Marcação prévia: 21 923 61 71 / 90

Teatro de Marionetas: Canteiro dos Livros

15 de abril | 16h00

Grupo de Teatro Valdevinos

Uma adaptação do livro homónimo de José Jorge Letria.

“Francisco nem queria acreditar no que os seus olhos viam. No canteiro das hortências, no fundo do quintal, tinham começado a sair da terra mole pedaços de folhas com palavras impressas e mesmo algumas lombadas de livros. O que estaria a acontecer no seu quintal, onde tudo parecia viver na maior paz e harmonia, sem espaço nem tempo para acontecimentos inexplicáveis”.

O Canteiro dos Livros conta a relação de cumplicidade e mistério, que se transforma num segredo bem guardado, entre um menino e um canteiro no qual, para além de flores nascem livros. Atividade no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro

Destinatários: comunidade em geral

Marcação prévia: 21 923 62 22/61 71

Conferências na Biblioteca: “Bibliotecas Escolares e inclusão – boas práticas” | On-line

20 de abril | 18h00

Continuação do ciclo de “conversas” à volta da temática das Bibliotecas, do Livro e da Leitura, que visa fazer das Bibliotecas Municipais de Sintra um espaço privilegiado de encontro de profissionais de informação e mediadores da leitura, num ambiente intimista e de conversa informal. Comemorações do Dia Mundial do Livro

Espetáculo “O poeta da Terra”, poesia de Eugénio de Andrade pelo Ópera Tejo.

22 de abril | 17h00

Espetáculo intimista, ao género melodrama, com leituras de textos de Eugénio de Andrade, por Carla Chambel, acompanhados ao piano, por Raul Pinto. Atividade inserida nas comemorações do centenário do nascimento dos escritores José Saramago, Agustina Bessa Luís, Eugénio de Andrade.

Oficina de escrita partilhada Camilo Castelo Branco

29 abril | 16h30

Associação Cultural Teatro Efémero

Apresentação encenada dos textos desenvolvidos nas oficinas de escrita partilhada "Camilo Castelo Branco". Atividade no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro

Destinatários: Comunidade em geral

Marcação prévia: 21 923 6171 / 90

BIBLIOTECA MUNICIPAL - POLO DA TAPADA DAS MERCÊS

Conto /Ateliê: “Onde está a Lua”

Até 28 de abril, de terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30

Numa noite, o Paulo observou que a lua brilhava grande e redonda no céu. No dia seguinte, reparou que era um pouco mais pequena, e mais pequena ainda com o passar dos dias… até que desapareceu completamente. Que mistério! O Paulo, com a ajuda dos seus amigos, vai querer saber o que aconteceu à lua. Atividade no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro

Destinatários: comunidade educativa (jardim de infância e 1.º ciclo)

Marcação prévia: 21 923 68 80

BIBLIOTECA RUY BELO – POLO DE QUELUZ

Conto /Ateliê: “A horta do senhor Lobo”

Até 28 de abril, de terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30

“Era inverno e o Senhor Lobo não tinha com que se alimentar. O Inverno passou e ele pensou em construir uma horta, para que no próximo Inverno tivesse alimentos. Mas certo dia, o Senhor Lobo reparou que a sua horta estava toda destruída.” Atividade no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro

Destinatários: comunidade educativa (1.º ciclo)

Marcação prévia: 21 923 68 76

Conto /Ateliê: “A fita cor de rosa”

22 de abril | 16h00

Nesta história para “contar e encantar”, Bisa é a personagem que te ajuda a descobrir os recantos do extinto Museu do Brinquedo. O livro que será explorado nesta atividade pertence à coleção "A ler, aprender – Museus para contar e encantar”, da autora Alice Vieira, editado em 2005.

Marcação prévia: 21 923 68 76

CRIARFAMÍLIA - Música para Bebés e Família

15 de abril | 15h00

Nestas sessões de música para Bebés e Familia, são criados ambientes musicalmente ricos, com canções, cantos rítmicos, e recurso a instrumentos e objetos musicais, privilegiando momentos de interação entre bebé e família, que favorecem a afetividade e a comunicação.

Destinatários: famílias com bebés até aos 36 meses, residentes na União de Freguesias de Queluz e Belas.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – POLO DE AGUALVA CACÉM

Conto /Ateliê: “Dar Cartas ao Livro”

Até 28 de abril, de terça a sexta-feira | 10h30 e 14h30

Oficina que procura desenvolver a criatividade e a imaginação através da leitura de imagens e da leitura comparada. Num jogo muito especial são distribuídas pelas crianças cartas com imagens. Pondo à prova a sua imaginação, ordenam o seu “jogo” criando, em conjunto, uma história. No final o livro revela o seu “jogo”, contando a sua versão. Atividade no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro