Abertura do Lisbon & Sintra Film Festival em destaque este fim de semana

A 12.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival, que se realiza de 16 a 25 de novembro, e que traz o que de melhor se faz no mundo da sétima arte é o grande destaque para visitar Sintra este fim de semana.

Entre os realizadores homenageados este ano destacam-se a retrospetiva completa da obra de João Botelho, bem como retrospetivas às obras de Mike Leigh, Paul Schrader, Mario Martone, Darezhan Omirbayev e Walter Salles, cineastas que estarão presentes no LEFFEST para falar ao público dos seus trabalhos.

O maior destaque do LEFFEST remete para a obra de David Lynch, o cineasta é celebrado 12 anos após a sua presença na primeira edição do LEFFEST em 2007.

O novo filme de Jacques Audiard, Os Irmãos Sisters (The Sisters Brothers) é o filme oficial de abertura do Lisbon & Sintra Film Festival, dia 16 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, numa sessão que contará com a presença do realizador.

No âmbito do LEFFEST Lisbon & Sintra Film Festival, o MU.SA - Museu das Artes de Sintra vai inaugurar três exposições no dia 17 de novembro, às 12h00. "Small Stories", de David Lynch, "Psychogenic Fugue", de Sandro Miller e "Artures", de Yüksel Arslan. As exposições contam com a presença do fotógrafo Sandro Miller e do ator John Malkovich.

A exposição de fotomontagens “Small Stories” de David Lynch são retratos fotográficos recortados, reproduções de desenhos e gravuras. Reúne 55 fotomontagens, que permitem a associação de pessoas ou cenas que pertencem a dimensões espácio-temporais distintas.

“Artures”, de Yüksel Arslan, é uma combinação de ritmos e texturas da memória, e da história, o discurso de Arslan ultrapassa uma possível categorização, sendo que ele próprio, em 1962, criou o acrónimo “arture” (a partir da palavra “arte” e do sufixo “ure”, como em peinture e sculpture).

“Psychogenic Fugue”, de Sandro Miller, contempla uma série de fotografias e uma curta-metragem, produzidas em 2017, com as personagens mais icónicas da obra de David Lynch, interpretadas por John Malkovich.

O Museu Anjos Teixeira tem patente a exposição temporária “A Beleza Animal”, até 6 de janeiro. Em jeito de trilogia, foram organizadas três exposições que pretendem exibir a procura da beleza das formas por parte dos Mestres Artur e Pedro Anjos Teixeira.

A clássica história de “A Bela Adormecida” continua em exibição na Quinta da Regaleira pela bYfurcação Teatro, até 16 de dezembro, aos sábados às 16h00 e domingos às 11h00.

O Teatro Reflexo continua em Sintra com o seu projeto “Casa Assombrada – Beatriz”. A história, criada por Michel Simeão, promete proporcionar uma experiência de cortar a respiração desafiando os mais destemidos numa experiência aterrorizadora. Até 29 de dezembro, de quinta-feira a sábado, a partir das 21h00.

A Casa da Cultura Lívio de Morais recebe a palestra sobre “A Vida e Obra de Gamas Barros”, proferida por Lívio de Morais, no dia 18 de novembro, pelas 16h00, com entrada livre. Esta iniciativa insere-se no Ciclo de Conferências sobre “As Grandes Personalidades de Agualva – Cacém”, promovido ao longo do ano de 2018.