Image

Abertas as votações para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

A Plantação da Vinha Ramisco de Colares e a Procissão de Nossa Senhora da Praia, património cultural de Sintra, são candidatas a 7 Maravilhas da Cultura Popular. A votação pelo público já está aberta e acontece entre julho e agosto.

PLANTAÇÃO DA VINHA RAMISCO DE COLARES

As vinhas desta região, situadas próximo do mar e sujeitas aos ventos marítimos muito fortes, são protegidas por paliçadas de canas, conferindo um aspeto muito especial à paisagem vinícola.  As características únicas do vinho de Colares devem-se às castas, solo e clima temperado e húmido no Verão e, ainda, ao fato de 80% da vinha estar instalada em “chão de areia”. As caraterísticas destes solos fizeram desenvolver uma forma única de plantio.
As vinhas ramisco de Colares são das poucas castas originais da Europa que ainda subsistem.

PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA PRAIA

A procissão, muito concorrida, realiza-se no último fim de semana do mês de agosto e está integrada nas Festas de Nossa Senhora da Praia.

O cortejo tem início após a eucaristia realizada no adro da capela de Nossa Senhora da Praia - mandada edificar por Alfredo Keil em 1890/91 - uma vez que o templo não tem capacidade para albergar todos aqueles que a ele acorrem por esta ocasião. Integram a procissão elementos da Guarda Nacional Republicana a cavalo, a banda dos Bombeiros Voluntários de Colares e o restante cortejo constituído por sete andores com imagens de diversos templos da região. O percurso é feito passando por várias ruas da vila da Praia das Maçãs até dar a volta à povoação e entrar pela praia.

O andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Praia é levado até à beira mar, carregado por banheiros, para molhar os pés à santa. Este cerimonial é coroado com a passagem de um avião que parte da Base Aérea de Sintra que lança na praia, sobre o cortejo, um banho de pétalas de flores.

Das muitas razões que explicam porque Portugal está na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular. Fruto do desenvolvimento social e cultural, e ao contrário de muitos países que se renderam às maravilhas da globalização, resultando na indiferenciação e quebra de autenticidade. Portugal afirma-se pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade.

É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que se homenageia com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular®.

Para votar nos patrimónios candidatos:

  • PLANTAÇÃO DA VINHA RAMISCO DE COLARES | 760 207 830 | na Categoria Rituais e Costumes
  • PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA PRAIA | 760 207 831 | na Categoria Procissões e Romarias

O custo da chamada é de 0,60€ + iva e cada telefone tem direito a votação ilimitada. Esta votação só é possível apenas com números de telefone portugueses.

Saiba mais AQUI.