A magia do Bailado de Seteais está de regresso a Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresenta a 4.ª edição do “Bailado em Seteais”, um evento que decorre nos dias 6, 7, 13, e 14 de julho, nos jardins do Valverde Sintra Palácio de Seteais.

A edição deste ano do “Bailado em Seteais”, com curadoria artística de Solange Melo e Fernando Duarte, apresenta, nos dias 6 e 7 de julho, a Gala Internacional de Bailado, e nos dias 13 e 14 de julho, a estreia absoluta do bailado “Sonho de uma noite de verão”.

Na Gala Internacional de Bailado, 6 e 7 de julho, às 19h00, destaca-se a presença da Companhia London City Ballet, antiga companhia britânica residente no conceituado Teatro de Sadler 's Wells de Londres. Trata-se de uma oportunidade única para assistir a peças do repertório balético inglês, que outrora também estiveram presentes nas memoráveis Noites de Bailado em Seteais.

No segundo fim-de-semana, 13 e 14 de julho, também pelas 19h00, Sintra torna-se novamente num palco de referência na criação coreográfica nacional e revisita a obra universal de William Shakespeare, e o seu Sonho de uma noite de verão, numa nova produção em estreia absoluta, que conta ainda com o talento de bailarinos solistas do Ballet de Zurique e com os jovens bailarinos da Dança em Diálogos e com coreografia de Fernando Duarte.

Baseado na famosa comédia teatral homónima escrita por William Shakespeare, como bailado proporciona uma interpretação cénica e visualmente cativante da obra do autor, capturando a magia e a comédia do drama original numa expressão artística dinâmica.

O Bailado em Seteais traz também atividades paralelas ao evento, com uma masterclass de dança clássica, no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 6 de julho, pelas 11h00. A masterclass é dirigida a alunos de dança de nível intermédio/avançado e professores, e tem como mentora a ex-bailarina da Ópera de Paris Aurelia Bellet.

Nos dias 6 e 7 de julho, pelas 18h30, tem ainda lugar uma performance visual. Trata-se de um momento performativo que, desde 2021, tem trazido um diálogo interartístico ao amplo espaço do evento, permitindo igualmente um diálogo inicial com o público, nos momentos que antecedem a Gala. Sendo este também um espaço de apresentação e experimentação para jovens intérpretes, este ano a performance será protagonizada pela jovem bailarina Catarina Gonçalves.

Os bilhetes estão à venda na Ticketline, na bilheteira do Centro Cultural Olga Cadaval (das 10h00 às 18h00 de 3ª a 6ª feira e das 12h00 às 18h00 aos sábados) e em Seteais, uma hora antes do início dos espetáculos, condicionado à disponibilidade.

Bailado de Seteais é uma organização da Câmara Municipal de Sintra com o apoio do Valverde Sintra Palácio de Seteais e Parques de Sintra - Monte da Lua.

Informação adicional:

O acesso rodoviário, de e para os Jardins de Seteais, será exclusivamente realizado através de serviço de autocarro, disponibilizado em rotatividade a partir das 17h30 e até às 18h30, do Interface da Portela com regresso ao mesmo local no final do espetáculo.