Image

5ª Edição do Festival de cinema Córtex em Sintra

cortex-2015

A 5.ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens regressa a Sintra com duas novas secções, mais filmes em cartaz e uma viagem pela cinematografia de Lars Von Trier. O festival realiza-se de 12 a 15 de fevereiro no Centro Cultural Olga Cadaval no MU.SA Museu das Artes de Sintra.

Uma das novidades da 5.ª edição do festival é o Mini Córtex, uma nova secção para o público infantil que resulta de uma colaboração com a Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa. Em competição vão estar nove curtas de animação portuguesas e internacionais.

A segunda novidade é a secção Hemisfério, um espaço dedicado a uma instituição cinematográfica internacional, tendo sido escolhida para este ano a Danish Film School (Escola de Cinema Dinamarquesa). Nesta secção não competitiva vão ser exibidas cinco curtas-metragens realizadas pelos alunos da escola.

Margarida Vila Nova, Filipe Vargas, Inês Medeiros, Pedro Filipe Marques e Manuel Mozos compõem o júri que vai deliberar sobre as 37 curtas-metragens em competição. Quase metade, 16, são nacionais, produzidas entre 2013 e 2014.

O nome mais sonante da programação também vem da Danish Film School. A cinematografia de Lars von Trier marca o arranque do festival, a 12 de fevereiro, e será possível conhecer dois filmes do polémico dinamarquês, realizados ainda enquanto aluno da escola: “Nocturne” e “Befrielsesbilleder / Image of a Relief”.

Preços:

  •  3 euros para sessões de cinema;
  • 12 euros para passes livre trânsito;
  •  5 euros para pack Mini Córtex + workshop ao domingo de manhã;

Todas as atividades desenvolvidas no MU.SA têm entrada livre.

Programação completa e mais informações aqui.

Image