13 de junho de 1909: Inauguração do edifício dos Paços do Concelho

Paços do Concelho
O atual edifício dos Paços do Concelho de Sintra veio substituir as anteriores instalações municipais, que funcionavam no local do Museu do Brinquedo.

A construção de uma nova casa da câmara tornou-se necessária em função do acelerado crescimento da povoação, determinado em boa parte pela inauguração da via férrea Lisboa-Sintra, em 1887. O edifício dos Paços do Concelho foi justamente pensado para servir a Vila e a então zona nova da Estefânea, sendo erigido no local onde antes se erguia uma ermida quinhentista da invocação de São Sebastião. Para o edifício foi escolhido um projeto do arquiteto Adães Bermudes. As obras começaram em 1906 e terminaram em 1909, tendo resultado num palacete pitoresco, perfeitamente adequado ao ambiente romântico da vila.