Workshop de sensibilização ambiental em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra e o Grupo Comunitário do Pendão promovem o workshop de sensibilização ambiental “T-shirt Velha, Saco Novo”, no dia 26 de março, entre as 15h00 e as 18h00, no Espaço PEM em Queluz.

Esta atividade, resultado do convite do Grupo Comunitário do Pendão, é dirigida a toda a comunidade interessada, com participação gratuita. A realização desta iniciativa tem como objetivo dar uma vida nova a peças de vestuário sem condições de serem usadas, adquirindo uma nova forma e utilidade.

Visa ainda sensibilizar a população para a tomada de consciência do impacto do vestuário no ambiente, para que se seja possível desenvolver uma atitude cívica e crítica no sentido de encontrar soluções para os problemas ambientais que a todos dizem respeito.

As t-shirts enquanto peça de vestuário muito difundido podem ter outras utilizações, uma delas é a sua transformação em sacos que podem posteriormente ser utilizados, evitando-se assim mais produção de resíduos, em particular de plástico, já que ainda é o material mais usado para transportar compras.

De acordo com o WWF - World Wide Fund for Nature a indústria do vestuário é responsável pelo uso extensivo de água e pela poluição, e produz 2,1 mil milhões de toneladas de resíduos anualmente, de acordo com o relatório. Além disso, o consumo global de roupa duplicou entre 2000 e 2014. Numa média global, cada pessoa compra 5 quilos de roupas por ano, mas na Europa e nos Estados Unidos o número chega aos 16 quilos.

Em simultâneo, o SMAS de Sintra promove o Jogo do Ambiente, que dá a conhecer a sua área de atuação, com especial ênfase para o ciclo urbano da água e dos resíduos, impulsionando os valores e responsabilidades sociais e ambientais nos participantes.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos