SMAS Sintra obtém certificação na Qualidade e Ambiente
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra receberam esta quinta-feira o selo da Qualidade e Ambiente, numa cerimónia que decorreu nas instalações na Portela de Sintra e onde esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Basílio Horta.
Esta certificação da APCER reconhece o esforço dos SMAS em assegurar a elevada qualidade e melhoria contínua do serviço aos utilizadores, e confiança acrescida aos trabalhadores e comunidade envolvente, através do compromisso com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou, durante a cerimónia de entrega do certificado do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade e do Ambiente, que "hoje é um grande dia para os SMAS, para Sintra e para os munícipes".
Basílio Horta elogiou a capacidade de trabalho dos funcionários dos SMAS, considerando que esta certificação é o reconhecimento de todos os que trabalham naquele serviço municipal.
O presidente da autarquia explicou às dezenas de pessoas presentes as transformações que o município está a desenvolver ao nível do Setor Empresarial Local, nomeadamente na EDUCA, HPEM e SintraQuorum, onde estavam em causa os postos de trabalho de mais de meio milhar de trabalhadores e a prestação de serviços públicos absolutamente fundamentais.
Esta reorganização prevê a dissolução da empresa Municipal EDUCA, com a consequente internalização nos serviços municipais de todas as atividades que integram o seu respetivo o seu objeto estatutário. Prevê ainda a internalização no município das actividades até agora a cargo da HPEM, directamente na Câmara a actividade de limpeza urbana e nos SMAS as restantes atividades.
A reorganização do setor empresarial local visa também a transformação da empresa SintraQuorum, alargando o seu objeto social à Quinta da Regaleira e ao antigo Casino, e internalizando na Câmara a manutenção e exploração do Complexo Museológico de São Miguel de Odrinhas.