Sintra reforça frota de recolha de biorresíduos

Os SMAS de Sintra reforçaram a frota de veículos destinados à recolha seletiva de biorresíduos, para darem resposta ao circuito exclusivo de recolha dedicada a grandes produtores de resíduos alimentares, num investimento de cerca de 120 mil euros.

Assim, após a aquisição de uma viatura pesada de 19 toneladas, os SMAS de Sintra adquiriram agora um novo veículo de recolha de restos alimentares que irá dar resposta junto dos agentes económicos do setor da restauração e similares (Canal HORECA) e junto de entidades educativas e sociais.

Esta nova viatura, com capacidade de 8 metros cúbicos, destina-se à remoção, compactação, transporte e descarga de resíduos orgânicos, provenientes do circuito exclusivo de grandes produtores, dispondo de equipamento para elevação e basculamento de contentores e vai permitir a recolha de biorresíduos em restaurantes e outras entidades de menor dimensão, com acessos limitativos para as operações de recolha, assim como as que se localizam em áreas urbanas com maior dificuldade de circulação.

Recorde-se que, para as instituições que integram o circuito exclusivo com recolha dedicada, os SMAS de Sintra cedem contentorização de cor castanha, com capacidade que varia dos 120 aos 660 litros, consoante a produção de biorresíduos. Este circuito exclusivo destina-se a empresas de maior dimensão, estabelecimentos de ensino, entidades públicas, mercados municipais e IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social).

Após a implementação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos para o sector doméstico, que foi alargado a todo o Concelho de Sintra no início do último trimestre de 2022, os SMAS de Sintra continuam a potenciar a recolha de grandes quantidades de restos alimentares, que serão valorizados para a produção de composto orgânico, para fertilização dos solos agrícolas, ou energia elétrica a partir do biogás produzido.

Saiba mais AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos