Sintra recebeu reunião do Comité Conjunto para o Fundo Bilateral dos EEA Grants

Sintra foi palco para a 17.ª reunião do Comité Conjunto para o Fundo Bilateral dos EEA Grants e também para a visita ao projeto SMILE, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, que decorre no Bairro da Tabaqueira.

O Comité Conjunto para o Fundo Bilateral (JCBF) dos EEA Grants reuniu no Palácio Valenças, no dia 11 de julho, com o objetivo de proceder à avaliação de mérito das candidaturas submetidas na segunda fase do concurso Portugal e Noruega - Parcerias para a Inovação - FBR Open Call #2.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do Espaço Económico Europeu estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal.

É através do JCBF que são determinadas as ambições bilaterais, as áreas prioritárias para a cooperação bilateral e as medidas e iniciativas concretas a financiar pelo Fundo de Relações Bilaterais.

Da parte da tarde, foi possível ficar a conhecer o projeto SMILE, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants que visa mitigar as emissões de carbono e promover melhorias no Bairro da Tabaqueira com recurso à utilização de fontes alternativas de produção de energia, mobilidade mais sustentável e de soluções baseadas na economia circular.

O projeto tem uma forte componente de participação comunitária, onde moradores, instituições e stakeholders se unem em prol de soluções amigas do ambiente e que promovem a resiliência face às alterações climáticas.

Os presentes tiveram oportunidade de conhecer o consórcio composto pela entidade promotora e seus parceiros, nomeadamente, Câmara Municipal de Sintra, Fundação Aga Khan Portugal, IrRADIARE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Watt-IS, Card4B, DST Solar, InnovationPoint e International Development Norway.

Após a apresentação do projeto nas instalações da Escola Básica (EB) Alfredo da Silva e da entrega simbólica de um compostor a esta escola houve ainda tempo para visitar os espaços que darão forma ao projeto como o Barbeiro(+cicloficina), o Tablab e ainda a área da horta comunitária.

A 17.ª reunião do JCBF contou com a participação da Unidade Nacional dos EEA Grants Portugal, da Embaixada da Noruega em Lisboa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e do Financial Mechanism Office.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos