Sintra promove projeto de combate ao desperdício alimentar nas escolas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um contrato de colaboração para o desenvolvimento do projeto “Good Food, Good Loop”, que visa combater o desperdício alimentar nos refeitórios escolares.

"Good Food, Good Loop" é um projeto que tem por objetivo combater o desperdício alimentar nos refeitórios escolares, ao mesmo tempo que promove a saúde das crianças e jovens e a saúde ambiental de uma forma inclusiva e integrativa.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, salienta que “o desperdício alimentar constitui uma das maiores problemáticas da atualidade a nível mundial. É um problema que acarreta elevados custos económicos, ambientais e sociais”. O autarca destaca a importância que as crianças e jovens de hoje têm na construção de um futuro melhor para o planeta, pois “serão eles os consumidores de amanhã, razão pela qual é importante educar e sensibilizar no sentido de valorizarem os alimentos e melhor a nossa pegada”.

A implementação deste projeto contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável designadamente:

  • incentivar o consumo integral de uma refeição escolar saudável, segura e nutritiva para todas as crianças, incluindo as em situações mais vulneráveis contribuindo para erradicar a fome (objetivo 2);
  • capacitar a comunidade escolar para a promoção da ingestão de fruta e hortícolas para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis alcançando uma boa saúde e bem-estar (objetivo 3);
  • promover o padrão alimentar mediterrânico e reduzindo o desperdício alimentar, contribuindo para um consumo sustentável (objetivo 12);
  • promover a inclusão social para todas as crianças ter acesso facilitado a alimentos, desporto, atividades ao ar livre e programas culturais (objetivo 10).

Este contrato é celebrado com o Município de Figueira de Castelo Rodrigo, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), o Agrupamento de Escolas D. Carlos I, de Sintra, o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e a Faculdade de Medicina de Lisboa, para a dinamização do projeto “Good Food, Good Loop”. Pretende-se assim que esta cooperação permita a criação de sinergias de colaboração através de modelos que promovam a otimização da sua colaboração através da partilha de conhecimento e práticas de educação, investigação e promoção de saúde alimentar, nutricional e ambiental na comunidade escolar.

Recorde-se que a autarquia de Sintra tem a decorrer, desde 2017, o projeto Sintra Cresce Saudável que envolve a comunidade escolar na promoção de estilos de vida saudáveis nas escolas do 1º ciclo do ensino básico. O projeto capacita a comunidade escolar na área da promoção da saúde, combinando estratégias educacionais com práticas sustentáveis e ambientais, alimentação saudável e atividade física.

Este contrato de colaboração será ainda submetido a apreciação na Assembleia Municipal de Sintra.

 

Image

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image