Sintra integra projeto piloto de eficiência logística

Sintra integra o projeto piloto de implementação do “i4efficiency – Identificador inteligente de integração e eficiência logística”, que visa a poupança de energia e a criação de melhores condições nos serviços às comunidades locais.

O projeto com início na União de Freguesias de Sintra e na União de Freguesias de Massamá Monte Abraão, pretende reduzir o consumo de energia e a emissões de CO2 das atividades associadas às operações de logística urbana. Por outro lado, também permitirá às populações uma maior flexibilidade e comodidade ao nível dos serviços prestados.

Fazem parte deste projeto inovador os serviços de distribuição postal, água, eletricidade e gás, numa estratégia que assenta na criação de um Identificador Único de Endereço (IUE), de uma plataforma digital e de iniciativas complementares como a criação de centros logísticos, instalação de contentores inteligentes e distribuição de caixotes para bio resíduos e sacos biodegradáveis, entre outros.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “este é um bom exemplo de como devemos pensar as questões de sustentabilidade, refletir sobre o impacto dos nossos gestos quotidianos e começarmos assim a trilhar um novo caminho, da tecnologia em prol da sustentabilidade, do primeiro momento do consumo até ao tratamento de resíduos finais.”

Com o objetivo de alcançar um território mais sustentável e ao mesmo tempo melhor servir a comunidade, em Sintra o desafio será encarado com uma abordagem integrada, contemplando diversas soluções de logística inteligente, baseadas na colaboração e partilha, que otimizam o número de veículos e recursos necessários nas operações envolvidas.

Saiba mais sobre o projeto AQUI.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos