Sintra é o concelho com mais Eco-Escolas

Sintra é o concelho do país com mais Eco-Escolas, 59 estabelecimentos de ensino, de um total de mais de 1.600 reconhecidos a nível nacional, com o galardão da Bandeira Verde.

Sintra foi homenageada como sendo o município de Portugal com maior número de escolas participantes no projeto Eco-Escolas e também o município com maior número de escolas galardoadas com a Bandeira Verde.

O evento, que decorreu esta terça-feira em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, contou com a presença de mais de 500 representantes de municípios e escolas de todo o país. A iniciativa tem por objetivo divulgar o projeto Eco-Escolas, um programa internacional da "Foundation for Environmental Education", desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Em 2021 celebram-se também os 25 anos o Eco-Escolas em Portugal e a resiliência da rede Eco-Escolas, que mesmo em tempo e pandemia aumentou em 3 o número de escolas galardoadas face ao ano anterior.

Rui Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinhou a “importância da educação ambiental, da alteração de hábitos, de começar a ter respeito pelo planeta da mesma maneira que tratamos da nossa casa, temos de ter um olhar diferente para o planeta e são estas parcerias que vão construindo pouco a pouco aquilo que é uma nova perspetiva, uma nova cultura em relação aos problemas que hoje vivemos”.

“Quero dar parabéns aos professores, aos técnicos e aos alunos pelo trabalho realizado, pela mobilização que fazem para além da escola, este é um projeto que no concelho de Sintra não está fechado dentro da escola, é um projeto que sai para fora da escola, que tenta mobilizar os pais e as comunidades que estão envolvidas”.

A atribuição da Bandeira Verde – Galardão Eco-Escolas, resulta do desenvolvimento em cada uma das escolas de um programa de educação ambiental coerente, em linha com a metodologia internacional Eco-Schools onde se valoriza o exercício de uma cidadania ativa e a melhoria do ambiente na escola e comunidade através da implementação de ações concretas.

O município de Sintra (59) é o concelho com maior número de Eco-Escolas, seguido de Torres Vedras (57) e Vila Nova e Famalicão (54).

Este é um programa de educação ambiental que pretende encorajar ações e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, contribuindo para a implementação de uma Agenda XXI Escolar.

As escolas e associações de Sintra inscritas no programa “Eco-Escolas” contam com o apoio da autarquia para o desenvolvimento e concretização dos respetivos planos de ação, bem como no que respeita ao financiamento das inscrições.

Esteve presente o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que participou numa breve demonstração do jogo digital “Sintra AmbiQuiz” com vários alunos de todo o país.

Descarregue a app na PlayStore ou GooglePlay ou vá a Sintra AmbiQuiz

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos