Sintra dá mais um passo na proteção da águia-de-Bonelli

A Câmara Municipal de Sintra vai celebrar um novo protocolo com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e os diferentes proprietários das quintas e terrenos na Serra de Sintra, com vista à proteção da águia-de-Bonelli.

Enquadrado no Projeto LIFE LxAquila o protocolo, aprovado esta terça-feira em reunião de executivo, tem como objetivo a delimitação de áreas de proteção para a conservação do habitat da águia-de-Bonelli, uma espécie em perigo de extinção e considerada pela Comissão Europeia como um animal de preservação prioritário.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, o desenvolvimento deste projeto é de “extrema importância, pois é nosso dever fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para protegermos espécies ameaçadas, encontrando um equilíbrio no território entre a comunidade e estes animais”.

O Projeto LIFE LxAquila foi aprovado pela União Europeia, com vista à criação de uma rede de custódia do território para a conservação da população periurbana da águia-de-Bonelli na Área Metropolitana de Lisboa. O projeto é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e conta com a parceria de diversas entidades, de entre as quais o Município de Sintra.

A implementação de boas práticas de gestão de habitats da águia-de-Bonelli, bem como a proteção de zonas de nidificação, pouso e caça são ações integrantes do projeto, fundamentais para a conservação desta espécie no território.

Cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, o Projeto LIFE LxAquila teve início em 2021 e será desenvolvido até setembro de 2025.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos